A PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA E A ABORDAGEM SOBRE EDUCAÇÃO SEXUAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • CAMILA SABINO TEIXEIRA Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (UEG – CCET, Campus Anápolis de Ciências Exatas e Tecnológicas Henrique Santillo, Anápolis-GO)
  • CLEIDE SANDRA TAVARES ARAÚJO Pós-Doutora em Química, docente do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências /PPEC (UEG – CCET, Campus Anápolis de Ciências Exatas e Tecnológicas Henrique Santillo, Anápolis-GO)
  • EDNA DUARTE DE SOUZA Doutora em Educação e docente do Curso de Química Licenciatura (UEG – CCET, Campus Anápolis de Ciências Exatas e Tecnológicas Henrique Santillo, Anápolis-GO)

Palavras-chave:

Estado da Arte. Educação Sexual. Educação Básica. Produção Científica.

Resumo

A presente pesquisa é a construção de um Estado da Arte que se dá na análise da produção científica brasileira sobre Educação Sexual em Educação Básica, no período de 2011 a 2016, com busca em plataformas por meio de palavras-chave. Esta pesquisa subsidiará uma dissertação de mestrado que abrange o tema. O objetivo da pesquisa é a classificação quanto às abordagens predominantes nos artigos de periódicos e trabalhos publicados on-line. Foram estabelecidas cinco abordagens para a classificação dos textos selecionados que atendiam os requisitos dos objetivos da pesquisa. As abordagens são: clínica ou médica, tradicional conservadora, orientação sexual, pedagógica e política. Cada uma foi referenciada a partir de suas principais características. Foram encontrados 22 trabalhos no período pretendido. Dentre os textos encontrados foi feito outro recorte com “Educação Básica” e apenas 10 referiam-se à temática. Para melhor análise os artigos foram separados de acordo com categorias: artigos, onde continham seis trabalhos; relato de experiência, contendo três trabalhos; dissertação, um trabalho. Suas abordagens foram discriminadas primeiramente em uma tabela e depois em um sucinto texto. Não houve trabalhos na abordagem Política. Por meio do Estado da Arte é possível fazer uma análise ampla de uma temática e despertamento para onde os pesquisadores precisam se direcionar para endossar a literatura preterida. Percebe-se por este trabalho que é necessário o maior envolvimento de pesquisadores com formação voltada à Educação com trabalhos em Educação Básica.

Biografia do Autor

  • CAMILA SABINO TEIXEIRA, Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (UEG – CCET, Campus Anápolis de Ciências Exatas e Tecnológicas Henrique Santillo, Anápolis-GO)
    Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (UEG – CCET, Campus Anápolis de Ciências Exatas e Tecnológicas Henrique Santillo, Anápolis-GO)
  • CLEIDE SANDRA TAVARES ARAÚJO, Pós-Doutora em Química, docente do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências /PPEC (UEG – CCET, Campus Anápolis de Ciências Exatas e Tecnológicas Henrique Santillo, Anápolis-GO)
    Pós-Doutora em Química, docente do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências /PPEC (UEG – CCET, Campus Anápolis de Ciências Exatas e Tecnológicas Henrique Santillo, Anápolis-GO)
  • EDNA DUARTE DE SOUZA, Doutora em Educação e docente do Curso de Química Licenciatura (UEG – CCET, Campus Anápolis de Ciências Exatas e Tecnológicas Henrique Santillo, Anápolis-GO)
    Doutora em Educação e docente do Curso de Química Licenciatura (UEG – CCET, Campus Anápolis de Ciências Exatas e Tecnológicas Henrique Santillo, Anápolis-GO)

Downloads

Publicado

2017-12-19