Biodiversidade do Cerrado: Sustentabilidade e Saberes Indígenas
Abstract
Este artigo objetiva discutir aspectos ambientais, culturais e históricos relacionados ao atual status de conservação do Cerrado, bem como, discutir a relação entre vegetação nativa e o homem. Além destes, propõe-se uma rápida reflexão sobre experiências de desenvolvimento econômico com vistas à sustentabilidade a partir dos recursos naturais e saberes culturais e tradicionais, especificando os dos indígenas do Cerrado. Infelizmente, o atual cenário de conservação do Cerrado não é promissor, apesar da alta biodiversidade que este bioma abriga. A pressão antrópica nos últimos 50 anos ocasionou intensa mudança de uso da terra com consequente perda de biodiversidade e fragmentação das paisagens naturais. Neste sentido, faz-se necessário discutir os aspectos relacionados a este fato e resgatar saberes culturais e tradicionais que aliam desenvolvimento e sustentabilidade.Downloads
Published
Issue
Section
License
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Élisée - Revista de Geografia da UEG.
Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite a distribuição deste material, desde que cumpra os seguintes requisitos:
- Atribuição — Você deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso;
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais;
- SemDerivações — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, não pode distribuir o material modificado.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.