O agronegócio e as transformações socioespaciais no município de Quirinópolis/Goiás, Brasil
Resumo
Resumo: A presente pesquisa objetivou diagnosticar as transformações socioespaciais no município de Quirinópolis/Goiás, Brasil, localizado no sudoeste do estado, sobretudo, com a implementação das atividades do agronegócio a partir de 2004. Nas últimas décadas, ao receber investimentos econômicos dos empreendedores do agronegócio, o município tem se desenvolvido como um polo importante na produção de biocombustível, especialmente o etanol, subsidiando duas usinas sucroalcooleiras de grande porte. Desse modo, entre as questões que balizaram a pesquisa, estão: como o agronegócio reorganizou o espaço e as paisagens do município de Quirinópolis? Quais foram as consequências da implementação dessas atividades? Qual a importância das atividades do agronegócio para a sociedade quirinopolina? Para a realização deste estudo, os procedimentos metodológicos compuseram-se de levantamento bibliográfico, análise tanto de documentos quanto de dados estatísticos e de questionários e entrevistas com moradores locais e empresas. Para a escrita, autores como Calaça (2010), Mendonça (2006), Chaveiro (2010), Camelini (2009), Santos (2011), Castilho (2010), Santos (1992), entre outros, serão fundamentais.
Palavras-Chave: Quirinópolis. Agronegócio. Transformações socioespaciais. Paisagem.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Élisée - Revista de Geografia da UEG.
Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite a distribuição deste material, desde que cumpra os seguintes requisitos:
- Atribuição — Você deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso;
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais;
- SemDerivações — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, não pode distribuir o material modificado.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.