A centralidade da cidade de Goiás: o setor João Francisco e o papel da avenida Dário de Paiva Sampaio na estruturação do espaço urbano
Resumo
O artigo analisa o processo de formação da centralidade na Cidade de Goiás. A pesquisa faz um levantamento da centralidade e sua estruturação, buscando verificar como os agentes produtores do espaço urbano fomentaram e elegeram a Av. Dário de Paiva Sampaio como eixo do comércio local. A metodologia foi baseada em elaboração e aplicação de formulários e entrevistas, subsidiarias para compreender como ocorreu o processo de formação da centralidade do setor João Francisco além de mapear os equipamentos de comércios e serviços da Av. Dario de Paiva Sampaio.
Palavras-chave: Espaço urbano. Setor João Francisco. Cidade de Goiás. Centralidade.
The centrality of cidade de goiás (Goiás, Brazil): the setor João Francisco neighbourhood and the role of avenue Dário de Paiva Sampaio in the structuration of the urban space
The article analyses the process of centrality’s formation in Cidade de Goiás, state of Goi-ás, Brazil. The research makes a gathering of the centrality and its structuration, searching the verifica-tion of how the urban space producers promoted and elected avenue Dário de Paiva Sampaio as center-line of the local businesses. Thus, the methodology basis itself in elaboration and application of forms, and interviews, were helpful to apprehend how the process of centrality’s formation of Setor João Fran-cisco neighborhood happened, further mapping the trade and services equipments of avenue Dário de Paiva Sampaio.Keywords: urban space. Setor João Francisco neighborhood. Cidade de Goiás. centrality.
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Élisée - Revista de Geografia da UEG.
Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite a distribuição deste material, desde que cumpra os seguintes requisitos:
- Atribuição — Você deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso;
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais;
- SemDerivações — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, não pode distribuir o material modificado.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.