A produção do espaço: geografia e relativismo cultural

Autores

  • Salomão Alves Pereira do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Anápolis – GO – Brasil.

Resumo

 

Resumo: Busca-se, neste artigo, localizar-se frente às discussões epistemológicas da geografia acerca da categoria de análise espaço. Após tal atividade, buscar-se-á mostrar de que forma o espaço é concebido pela geografia, procurando considerá-lo como uma instância de vida humana social e culturalmente produzida, não restrita à noção de espaço geométrico. Almeja-se realizar tal discussão para mostrar de que forma se relacionam a noção de espaço na geografia atual e a concepção antropológica de relativismo cultural, articulação que se mostra importante para a compreensão de conflitos territoriais atuais.

 

Palavras-chave: Geografia. Espaço. Relativismo cultural.

Biografia do Autor

  • Salomão Alves Pereira, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Anápolis – GO – Brasil.

    Salomão Alves Pereira - graduando em Ciências Sociais pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) - Campus Anápolis. Professor voluntário de Sociologia no Programa Educação Aberta (PrEA/UEG). Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), do CNPq, desenvolvendo pesquisa nos seguintes temas: Sociologia urbana e rural; Geografia; autogestão e produção social do espaço. 

Downloads

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A produção do espaço: geografia e relativismo cultural. (2015). Élisée - Revista De Geografia Da UEG, 4(1), 171-188. //www.revista.ueg.br/index.php/elisee/article/view/3933