A Juventude no contexto da sociedade urbana e industrial em Goiás

Autores

  • Maciel Pereira da Silva da Secretaria de Educação do Distrito Federal - Gama – Brasil.

Resumo

 O texto apresentado consiste em uma análise da constituição e evolução da juventude no contexto da sociedade urbana e industrial de Goiás no período que compreende o final da década de 1970 a 2010. Nesse sentido, enfatiza-se o contexto transformador da modernização territorial, como elemento transformador da cultura goiana e por consequência da realidade juvenil. Para dar plausibilidade a esse objetivo destaca-se a diferenciação conceitual do termo jovem e juventude e elegem-se as categorias trabalho e educação como elementos ilustrativos das transformações na juventude em Goiás. Para tanto, foram elencadas a relação da juventude com o trabalho e a educação, na sociedade goiana agrária e na sociedade goiana urbana e industrial. Como procedimento metodológico, utilizou-se a história oral e instrumentos metodológicos quantitativos (gráficos, tabelas, mapas) e qualitativos (realização de entrevistas, observação participante) como complemento de uma revisão teórica de estudiosos do assunto. Nesse sentido, entende-se ser este estudo uma contribuição para a compreensão da juventude no concerto da realidade goiana.Palavras chave: Juventude. Trabalho. Educação. Modernização. Território. Goiás.

Biografia do Autor

  • Maciel Pereira da Silva, da Secretaria de Educação do Distrito Federal - Gama – Brasil.
    Maciel Pereira da Silva - Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Goiás. Especialização em Projetos Educacionais com ênfase em Gestão Ambiental pela Faculdade do Noroeste de Minas (2008). Graduado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (1995). Atualmente é professor efetivo na Secretaria de Educação do Distrito Federal.

Downloads

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A Juventude no contexto da sociedade urbana e industrial em Goiás. (2015). Élisée - Revista De Geografia Da UEG, 4(1), 156-170. //www.revista.ueg.br/index.php/elisee/article/view/3932