O visível e o invisível: Paisagem urbana e arte pública

Autores

  • Leandro Tartaglia Colégio Pedro II

Resumo

Resumo: O objetivo geral deste artigo é analisar a nova geografia que o graffiti apresenta na cidade do Rio de Janeiro, em virtude dos aparatos legais que regulamentam sua prática nesse espaço. Dessa forma, busca-se analisar a maneira como o graffiti é produzido na cidade; desvendar a dimensão estética que esse graffiti passa a apresentar; identificar as intencionalidades dos sujeitos envolvidos na configuração da paisagem e na lógica que define a localização dessas produções artísticas; compreender as tensões geradas no espaço público da cidade a partir da regulamentação do graffiti. 

 

Palavras-chave: Paisagem. Sujeitos. Regime de visibilidade. Graffiti.

 

Biografia do Autor

  • Leandro Tartaglia, Colégio Pedro II

    Doutorando em Geografia pela Universidade Federal Fluminense, possui os títulos de Mestre, Bacharel e licenciado em geografia pela mesma instituição. Tem experiência em pesquisa na área de geografia urbana com ênfase em cidades e movimentos culturais. Leciona no colégio Pedro II.  

Downloads

Publicado

2015-07-28

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O visível e o invisível: Paisagem urbana e arte pública. (2015). Élisée - Revista De Geografia Da UEG, 4(1), 126-139. //www.revista.ueg.br/index.php/elisee/article/view/3711