A geografia de Élisée Reclus frente ao extermínio dos ameríndios: questões científicas e políticas
Resumo
A Nova Geografia Universal de Elisée Reclus, uma das obras geográficas mais célebres da segunda metade do século XIX, dedica um espaço muito importante ao Novo Mundo. Pois essa obra tinha uma grande distribuição e o autor dela era celebre como um dos fundadores do movimento anarquista e como exilado da Comuna de Paris, sua influencia na opinião pública europeia dessa época não foi desdenhável. Nesse artigo, nós problematizamos a representação reclusiana do genocídio dos povos ameríndios feito pelos conquistadores europeus entre os séculos XVI e XIX, que o geógrafo denuncia de maneira muito radical, mesmo sendo uma admirador do progresso científico e técnico de sua época. A construção dessa mirada heterodoxa nos fornece informações originais sobre a relação entre a Europa e seu Outro na Idade dos Impérios.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Élisée - Revista de Geografia da UEG.
Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite a distribuição deste material, desde que cumpra os seguintes requisitos:
- Atribuição — Você deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso;
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais;
- SemDerivações — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, não pode distribuir o material modificado.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.