Corpo, amor e sexualidade na velhice: uma análise de “O amor nos tempos do cólera” de Gabriel García Márquez

  • Raynara Alves da Silva Marcelino (UFG) Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Priscilla Melo Ribeiro de Lima (UFG) Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Sostenes Cezar de Lima (UEG) Universidade Estadual de Goiás (UEG)
Palavras-chave: Corpo e velhice. Sexualidade na velhice. Psicanálise e literatura. Gabriel García Márquez.

Resumo

O presente trabalho desenvolve, a partir da psicanálise, uma análise do corpo, do amor e da sexualidade na velhice evidenciando a ligação de tais temas e a representação da velhice propagada pela sociedade contemporânea. A partir disso, analisamos a obra de Gabriel García Márquez, “O amor nos tempos do cólera”. Esse romance aborda o processo de envelhecer e a sexualidade e o amor entre dois personagens idosos. A análise a partir do aporte teórico psicanalítico nos possibilitou compreender as perdas ocasionadas pela passagem do tempo, como também as aquisições que marcam a velhice. Para tanto, analisamos o discurso hegemônico contemporâneo sobre o corpo, o amor e a sexualidade na velhice e como esses temas são abordados por Márquez. Discutir sobre o amor e a sexualidade na velhice é discutir sobre possibilidades de viver e construir formas de resistência frente ao discurso hegemônico contemporâneo que concebe a velhice como assexuada.

Biografia do Autor

Raynara Alves da Silva Marcelino (UFG), Universidade Federal de Goiás (UFG)

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Goiás. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Goiás (PPGP-UFG). CV: http://lattes.cnpq.br/0771932162072650. E-mail: raynaraalvesmarcelino@gmail.com.

Priscilla Melo Ribeiro de Lima (UFG), Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutora em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília (PPSICC-UnB). Professora adjunta da Faculdade de Educação (FE-UFG) e docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Goiás (PPGP-UFG). CV: http://lattes.cnpq.br/5233347099900059. E-mail: primlima@gmail.com.

Sostenes Cezar de Lima (UEG), Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Doutor em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB). Docente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT) e do curso de Letras da Universidade Estadual de Goiás (UEG). CV: http://lattes.cnpq.br/2034769457931039. E-mail: limasostenes@gmail.com.

Publicado
2018-10-01
Como Citar
Marcelino (UFG), R., Lima (UFG), P., & Lima (UEG), S. (2018). Corpo, amor e sexualidade na velhice: uma análise de “O amor nos tempos do cólera” de Gabriel García Márquez. Via Litterae (ISSN 2176-6800): Revista De Linguística E Teoria Literária, 9(1), 135-155. Recuperado de https://www.revista.ueg.br/index.php/vialitterae/article/view/7472
Seção
Teoria Literária