Leitura de charge: uma experiência, um desafio

  • Cláudia Mara Souza FUNCESI-MG
Palavras-chave: Charge. Leitura. Habilidades de leitura.

Resumo

Tem este artigo o objetivo de apresentar uma reflexão sobre a leitura de charge pautada em teorias que definem língua como interação e leitura como processo sociocognitivo de produção de sentido. Parte-se de uma situação problema identificada na aplicação de uma avaliação de português: os alunos avaliados não conseguiram identificar o tema e o acontecimento social que subsidiou a charge. Apresentam-se noções teóricas ligadas à leitura, às habilidades de leitura, ao texto e ao gênero charge. Busca-se responder a estas perguntas: Por que os alunos não conseguem responder a determinadas questões? O que pode causar a dificuldade na interpretação de uma charge?

Biografia do Autor

Cláudia Mara Souza, FUNCESI-MG

Doutoranda em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Minas Gerais (FALE/UFMG), professora de Português da FUNCESI e da rede municipal de ensino de Itabira - MG.

Como Citar
Souza, C. (1). Leitura de charge: uma experiência, um desafio. Via Litterae (ISSN 2176-6800): Revista De Linguística E Teoria Literária, 3(2), 247-259. Recuperado de https://www.revista.ueg.br/index.php/vialitterae/article/view/5336
Seção
Linguística