Educação e divisão de classes sob uma perspectiva histórica e marxista

  • Kelly Ferreira dos Santos Universidade Estadual de Goiás (UEG)
Palavras-chave: História da educação. Divisão de classes. Educação e controle. Calvin & Haroldo.

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo de apresentar alguns aspectos da Educação, em uma sociedade dividida em classes. Assim, à luz de teóricos como Ponce (1986), Aranha (1989), Rodrigues (2004) e Brandão (2007), pretende-se traçar um breve resumo sobre o desenvolvimento da educação e da luta de classes, sob um viés histórico e marxista. Além disso, propõe-se a analisar algumas tirinhas de Calvin & Haroldo, criadas pelo cartunista americano Bill Waterson, que abordam temas como o papel da educação, os métodos de ensino e as possíveis formas de controle exercidas através da educação – todas sob o tom humorístico característico do gênero textual em questão. 

Biografia do Autor

Kelly Ferreira dos Santos, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Aluna do Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (MIELT), da Universidade Estadual de Goiás (UEG – Anápolis). Bolsista CAPES. E-mail: kellyf.santos@hotmail.com.

 

Como Citar
Santos, K. (1). Educação e divisão de classes sob uma perspectiva histórica e marxista. Via Litterae (ISSN 2176-6800): Revista De Linguística E Teoria Literária, 4(2), 235-248. Recuperado de https://www.revista.ueg.br/index.php/vialitterae/article/view/5290
Seção
Linguística