O percurso literário de Cyro dos Anjos em A menina do sobrado: a formação do escritor, influências e o Modernismo

  • Izaura Vieira Mariano de Sousa Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Palavras-chave: Cyro dos Anjos, Memórias, Modernismo, A menina do sobrado

Resumo

Este trabalho tem como objetivo verificar como Cyro dos Anjos apresenta em seu livro de memórias: A menina do sobrado, a sua formação como escritor literário e as influências que teve até chegar ao movimento modernista mineiro, liderado por Carlos Drummond de Andrade. Através dessa observação, notaremos o quão importante essa escrita autobiográfica é para que se entendam as escolhas narrativas de Cyro como autor e a perspectiva do mesmo sobre um dos mais relevantes momentos literários de nossa literatura: o Modernismo, pois como afirma Helmut Galle, o espaço autobiográfico é um espaço privilegiado para observar esse diálogo entre o escritor, a sua época e as suas expectativas.

Biografia do Autor

Izaura Vieira Mariano de Sousa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Mestre em Literatura Brasileira pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Docente da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro.
Como Citar
de Sousa, I. (1). O percurso literário de Cyro dos Anjos em A menina do sobrado: a formação do escritor, influências e o Modernismo. Via Litterae (ISSN 2176-6800): Revista De Linguística E Teoria Literária, 6(1), 91-105. Recuperado de https://www.revista.ueg.br/index.php/vialitterae/article/view/3466
Seção
Teoria Literária