CHAMADA PARA NÚMERO TEMÁTICO

 Educação linguística na infância

 A revista Via Litterae, vinculada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT), da Universidade Estadual de Goiás (UEG), convida a comunidade científica a submeter trabalhos para o número temático "Educação linguística na infância". O número incluirá estudos estudos  sobre os processos de ensino e aprendizagem de lingua(s) na infância em contextos variados, podendo ser o cenário escolar ou outro ambiente social de ensino-aprendizagem de uma língua (de herança, de acolhimento, estrangeira, libras etc.).

Esta chamada é para o v. 12, n. 1, jan./jun. 2020, que terá um seção dedicada especificamente ao tema "Educação linguística
na infância". As submissões para este número devem ser feitas até o dia 30 de outubro de 2020.

Considerando o cenário mundial, em que a educação linguística na infância (principalmente em língua inglesa) tem se estabelecido mediante a presença marcante do mercado privado, esta proposta também se preocupa com os ideais neoliberais e mercadológicos na educação. Nota-se uma crescente demanda por escolas de prestígio para a educação linguística na infância.

Interessam-nos pesquisas que discutam pedagogias para o ensino de línguas sob um viés intercultural, para crianças na educação infantil e no ensino fundamental I, em iniciativas privadas e públicas. De forma mais abrangente, o número temático acolherá estudos que versam sobre os processos de ensino, aprendizagem, planejamento de aulas, avaliação com crianças (2-11 anos), inclusive em situações de atendimento especial. Além disso, serão aceitas pesquisas que relatam circunstâncias diversas e adversas de formação docente crítica para a educação linguística na infância.

Carla Conti de Freitas (UEG)

Cláudia Jotto Kawachi Furlan (UFES)

Giuliana Castro Brossi (UEL/UEG)

Juliana Reichert Assunção Tonelli (UEL)

Editoras