A contribuição do Ensino de Geografia para a percepção e construção do conceito de meio ambiente com educandos de escolas rurais e urbana em Iporá/GO
Palavras-chave:
Geografia Escolar. Meio Ambiente. Percepção.Resumo
Conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais (2001) há que se considerar a importância da educação geográfica e da instituição escola na formação de crianças e jovens com vistas a torná-los leitores críticos e atuantes na sociedade. Nesta pesquisa buscou-se compreender a forma como tem sido trabalhado no ensino fundamental (5o ano) em escolas no campo do município de Iporá/GO, a construção do conceito de Meio Ambiente mediado pelo componente curricular de geografia. A metodologia utilizada na pesquisa, consistiu de levantamento, leitura e revisão de fontes teóricas que tratam sobre o ensino de Geografia e questões atinentes ao Meio Ambiente; observação das proposições dos Parâmetros Curriculares Nacionais (2001); Levantamento e análise das Diretrizes e Propostas Curriculares elaboradas pela Secretaria Estadual de Educação, bem como observação de eixos temáticos e conteúdos propostos pelo Currículo Referência da Rede Estadual de Educação de Goiás, que norteia o ensino de Geografia. Os resultados alcançados mostraram uma visão dicotomizada por parte dos alunos participantes da pesquisa entre ser humano e o meio que o circunda, quase não aparecendo nos registros os processos que se desdobram a partir da relação Sociedade e Natureza.
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