Educação no campo: mapeamento das escolas rurais do município de Quirinópolis-GO em 2016

  • José Novais de Jesus Universidade Eederal de Goiás / UnU de Quirinópolis
Palavras-chave: Escola rural. Mapeamento. Agronegócio. Quirinópolis.

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo realizar o mapeamento das escolas rurais localizadas no município de  Quirinópolis-GO. O intuito da investigação é destacar a importância das escolas no campo, levantar informações e dados sobre a situação que se encontram as mesmas. A necessidade de conhecer a realidade pela qual passam o ensino no campo para saber se os sujeitos que moram e trabalham no espaço rural tem interesse pela escola. Diante do atual contexto do espaço agrário brasileiro, com destaque às mudanças pela qual passa a região do sudoeste goiano em função da expansão do agronegócio, compreender como essas transformações têm influenciado na dinâmica das comunidades rurais, principalmente no que diz respeito os desafios e perspectivas das escolas no campo. As transformações socioespaciais também trazem consigo problemas que afetam diretamente no modo de vida dos camponeses, dentre os vários desafios está a questão gritante do ensino no meio rural, muitas escolas estão sendo fechadas e os estudantes rurais sendo transportados para estudar nas escolas urbanas.  O estudo apontará que o campo está passando por mudanças profundas. O mapeamento que será realizado mediante a pesquisa indicará os elementos que proporcionam o enfraquecimento do campesinato em função das novas reconfigurações produtivas e econômicas do município de Quirinópolis.  Levantamento bibliográfico, trabalho de campo e entrevistas  irão compor a metodologia da pesquisa. Autores como Souza (2006), Molina (2004), Fernandes (2004), Arroyo (1999), entre outros, serão fundamentais para a análise da proposta.

Publicado
2017-12-27
Seção
Artigos