Produzir, vender e permanecer: estratégias de produção e reprodução dos produtores familiares do município de Catalão (GO)

  • Lívia Aparecida Pires de Mesquita Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Geografia / Universidade Federal de Goiás
Palavras-chave: Produtor(a) Familiar. Estratégias. Produção e reprodução. Catalão (GO)

Resumo

A produção familiar é um conceito utilizado para caracterizar as unidades de produção rural, estruturadas no trabalho familiar, que se identificam pela relação entre terra, trabalho e família. As recentes transformações ocorridas no espaço agrário goiano, com o advento da modernização da agricultura, afetaram as pequenas e médias propriedades rurais, provocando a descapitalização e a exclusão social do(a) produtor(a) familiar. Diante desse contexto, tem sido constante a adoção de diferentes estratégias sociais e econômicas pelas unidades de produção familiar, o que tem viabilizado sua inserção na sociedade capitalista possibilitando a sua permanência e a sobrevivência no meio rural. Assim, busca-se compreender as estratégias de produção e reprodução de produtores familiares que participam do Programa Nacional de Alimentação escolar (PNAE), do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e da feira Camponesa, no município de Catalão (GO). Para o desenvolvimento do artigo foram realizadas pesquisa teórica sobre o tema proposto e pesquisa documental, com levantamento de dados e informações nos sites do IBGE, MDA, FNDE e MCP. Acredita-se, que o acesso dos(as) produtores(as) familiares ao PNAE e ao PAA e a participação na Feira Camponesas contribuem para a melhoria das condições de vida e para a permanência da família no meio rural.

 

Publicado
2017-09-01
Seção
Artigos