Uma reflexão sobre a abordagem dos conteúdos de Geografia do Brasil no ensino fundamental: a partir da análise do livro didático

  • Sueley Luana da Silva Universidade Federal de Goiás – Regional Catalão
  • Carmem Lúcia Costa Programa de Pós-Graduação em Geografia Universidade Federal de Goiás – Regional Catalão
Palavras-chave: Geografia, ensino, ambiente escolar.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo propor uma reflexão sobre como vem sendo abordado os conteúdos de Geografia do Brasil no Ensino Fundamental, a partir da análise do livro “Projeto Araribá: Geografia”do sétimo ano da rede publica de ensino. São reflexões embasadas em uma pesquisa desenvolvida no curso de Especialização em Geografia do Brasil pela UFG/CAC no ano de 2012. O homem desde a sua existência realiza inúmeras atividades e ações através de seu trabalho as quais contribuem para produção e reprodução do espaço. A geografia é uma das disciplinas do ambiente escolar que proporciona a compreensão destas transformações ocorridas no espaço geográfico brasileiro e suas atuais paisagens. Nesta perspectiva, ao tecer esta discussão queremos demonstrar a importância dos conteúdos ministrados na disciplina de geografia e a maneira que eles vêm sendo trabalhados em sala de aula, quando o professor se prende ao livro didático. O professor de geografia através do ensino aprendizagem pode despertar em seus alunos habilidades de análises, que viabilizem á elaboração de conceitos e valores que estimulem a modificar suas atitudes em relação ao meio, contribuindo para uma sociedade justa e sustentável, e consciente de seus direitos e deveres.

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Artigos