Espaço escolar: a experiência do estágio curricular supervisionado para formação do licenciado em Geografia

  • Pedro Paulo Mesquita Mendes Programa de Pós-Graduação em Geografia Universidade Federal do Goiás – Campus Catalão
  • Paulo Henrique Kingma Orlando
Palavras-chave: espaço escolar, Colégio Municipal CAIC - São Francisco de Assis, estágio curricular supervisionado

Resumo

A qualidade do ensino está extremamente ligada há uma boa formação dos estudantes de graduação em Licenciatura. Os estágios curriculares supervisionados são disciplinas essenciais para formação dos profissionais da Educação. Seguindo essa percepção, que o presente artigo tem por direcionamento discorre sobre a experiência proporcionada pela disciplina de Estágio Curricular Supervisionado, em Geografia, do curso de Geografia da Universidade Federal de Goiás – Regional de Catalão. O objetivo principal do artigo é expor a proposta de intervenção aplicada em três turma vespertinas de 6º ano do Ensino Fundamental do ano de 2012 no Colégio Municipal CAIC - São Francisco de Assis, localizado no perímetro urbano do município de Catalão-GO. A proposta de intervenção foi baseada nas observações do espaço físico do colégio, nos métodos de ensino das professoras regentes em Geografia e o perfil das três turmas. O objetivo secundário é a apresentação da análise crítica da intervenção implementada nas referidas turmas, sendo baseado em referenciais teóricos sobre a temática educação, espaço escolar, ensino de Geografia. Enfim, o Estágio Curricular Supervisionado é fundamental para a carreira do licenciado, pois percebem a condições de educadores e também as falhas em sala de aula. 

Seção
Artigos