Concepção da Educação Ambiental no 7º ano do Colégio Estadual Princesa Isabel de Taquaral de Goiás

  • Nabio Vanutt da Silva Silva Nabio Vanutt da Silva Universidade Estadual de Goiás Câmpus Goiás
Palavras-chave: Palavras-chave, Educação Ambiental. Docente. Discente. Prática Pedagógica.

Resumo

Este artigo tem o objetivo de compreender a percepção dos discentes do 7º ano do Ensino Fundamental sobre a temática Educação Ambiental e a prática pedagógica dos docentes de Ciências Naturais, História e Geografia. A escola é local ideal de formação de cidadãos críticos atuantes na sociedade, capazes de promover ações concretas. Nesta pesquisa busca verificar se a Educação Ambiental desenvolvida na escola está em consonância com o Tema Transversal dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). A pesquisa campo foi realizada no Colégio Estadual Princesa Isabel. A metodologia utilizada pautou na coleta de dados com aplicação de questionários aos discentes e docentes do 7º ano e depois foi realizado o tratamento dos dados coletados fazendo uma análise e também do Plano Político Pedagógico (PPP) da escola com base nos PCNs (1988) em autores como Oliveira (1988), Cavalcanti (2002). A análise dos dados indicou que a prática pedagógica dos docentes é diferenciada com aulas dinâmicas, no entanto, não levando em conta o espaço vivido do discente o que torna abstratos a aprendizagem e também os discentes não estão conscientizados dos problemas, por isso não têm feito ações para mudar a realidade do ambiente.

 

Palavras-chave: Educação Ambiental. Docente. Discente. Prática Pedagógica. 

Biografia do Autor

Nabio Vanutt da Silva Silva Nabio Vanutt da Silva, Universidade Estadual de Goiás Câmpus Goiás
Graduando em História UEG Câmpus Goiás
Publicado
2017-07-07
Seção
Artigos