O lugar da Educação Ambiental frente às Mudanças Climáticas no Brasil: análises a partir dos Relatórios do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC)

Autores

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Mudanças Climáticas, Políticas Públicas, Educação Ambiental Climática, IPCC

Resumo

O enfrentamento das mudanças climáticas, sob perspectiva da justiça climática, requer iniciativas a partir de realidades locais além de políticas globais e nacionais. Nesse sentido, a educação ambiental pode desempenhar papel fundamental para ampliação desse alcance territorial. O presente artigo objetivou a análise de conteúdo dos relatórios do IPCC à luz da Educação Ambiental brasileira. A educação é majoritariamente elencada como um componente de vulnerabilidade dos sistemas sociais, de maneira inversa ao nível educacional. Foram constatadas relações entre estratégias de mitigação e adaptação e a educação ambiental de maneira evolutiva ao longo dos anos pelos relatórios, como pela percepção dos riscos climáticos, mudanças de  comportamentos, empoderamento de atores e promoção da participação pública e política, fomento do capital e da aprendizagem sociais, fortalecimento dos arranjos institucionais, e articulação para uma governança multinível. Portanto, a educação ambiental pode contribuir para a resiliência e a adaptação dos territórios às mudanças climáticas.

Biografia do Autor

  • Evandro Albiach Branco, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE

    Pesquisador da Divisão de Impactos, Adaptação de Vulnerabilidade (DIIAV) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Co-lider do LADIS - Laboratório de Análise e Desenvolvimento de Indicadores para a Sustentabilidade do DIIAV/CGCT/INPE. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência do Sistema Terrestre (PGCST) do INPE. Membro da coordenação científica do Sistema Brasileiro de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas de Educação Ambiental (MonitoraEA).

  • Fernanda Santos Mota de Jesus, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE

    Graduada em Engenharia Ambiental (EESC/USP), mestre em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - EAESP/FGVSP, doutorado no programa de Ciência do Sistema Terrestre do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE.

  • Mariana Gutierres Arteiro da Paz, Articulação Nacional de Políticas Públicas de Educação Ambiental - ANPPEA

    Tecnóloga em Gestão Ambiental (Centro Universitário SENAC), mestre em Saúde Pública e doutora em Ciência Ambiental (USP). Pós Doutora em Ciência Ambiental (INPE). Integra a coordenação da ANPPEA e atua em projetos na área de Impactos, Vulnerabilidade e Adaptação Climática.

  • Maria Henriqueta Andrade Raymundo, Universidade Federal do ABC - UFABC

    Doutoranda em Políticas Públicas pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Mestra em Recursos Florestais (ESALQ/USP). Pesquisadora-colaboradora do LADIS/INPE. Integra a coordenação da ANPPEA e do Sistema Brasileiro MonitoraEA.

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. 4. ed. São Paulo: Edições 70, 2016.

BRASIL. Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 28 abr. 1999.

______. Programa Nacional de Educação Ambiental – ProNEA 2018. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2018.

INTERGOVERNMENTAL PANEL ON CLIMATE CHANGE (IPCC). Climate Change: The IPCC Scientific Assessment. Contribution of Working Group I to the First Assessment Report of the Intergovernmental Panel on Climate Change. Houghton, J.T.; Jenkins, G.J.; Ephraums, J.J. (eds.). Cambridge: Cambridge University Press, 1990a.

______. Climate Change: Impacts, Adaptations and Mitigation of Climate Change: Scientific-Technical Analyses. Contribution of Working Group II to the First Assessment Report of the Intergovernmental Panel on Climate Change. Watson, R.T.; Zinyowera, M.C.; Moss, R.H. (eds.). Cambridge: Cambridge University Press, 1990b.

______. Climate Change: Mitigation Strategies. Contribution of Working Group III to the First Assessment Report of the Intergovernmental Panel on Climate Change. J. C. McCarthy; K. R. Smith; and K. R. Braden (eds.). Cambridge: Cambridge University Press, 1990c.

______. Climate Change: The IPCC Synthesis Report. Houghton, J.T. (ed.). Cambridge: Cambridge University Press, 1990d.

______. Climate Change 1995: The Science of Climate Change: Contribution of Working Group I to the Second Assessment Report of the Intergovernmental Panel on Climate Change. Houghton, J.T.; Meira Filho, L.G.; Callander, B.A.; Harris, N.; Kheshgi, H.; Maksyutov, S.; and S. J. (eds.). Cambridge: Cambridge University Press, 1995a.

______. Climate Change 1995: Impacts, Adaptation, and Mitigation of Climate Change: Scientific-Technical Analyses. Contribution of Working Group II to the Second Assessment Report of the Intergovernmental Panel on Climate Change. Watson, R.T.; Zinyowera, M.C.; and Moss, R.H. (eds.). Cambridge: Cambridge University Press, 1995b.

______. Climate Change 1995: Mitigation Options. Contribution of Working Group III to the Second Assessment Report of the Intergovernmental Panel on Climate Change. Bruce, J.P.; Lee, H.; and Haites, E.F. (eds.). Cambridge: Cambridge University Press, 1995c.

______. Climate Change 1995: The IPCC Synthesis Report. Watson, R.T.; Zinyowera, M.C.; and Moss, R.H. (eds.). Cambridge: Cambridge University Press, 1995d.

______. Climate Change 2001: The Scientific Basis - Contribution of Working Group I to the Third Assessment Report of the Intergovernmental Panel on Climate Change. Edited by J.T. Houghton et al. Cambridge: Cambridge University Press, 2001a.

______. Climate Change 2001: Impacts, Adaptation, and Vulnerability – Contribution of Working Group II to the Third Assessment Report of the Intergovernmental Panel on Climate Change. Edited by J.J. McCarthy et al. Cambridge: Cambridge University Press, 2001b.

______. Climate Change 2001: Mitigation – Contribution of Working Group III to the Third Assessment Report of the Intergovernmental Panel on Climate Change. Edited by B. Metz et al. Cambridge: Cambridge University Press, 2001c.

______. Climate Change 2001: Synthesis Report. Contribution of Working Groups I, II, and III to the Third Assessment Report of the Intergovernmental Panel on Climate Change. Watson, R.T.; Zinyo­wera, M.C.; and Moss, R.H. (eds.). Cambridge: Cambridge University Press, 2001d.

______. Climate change 2007: The physical science basis. Contribution of Working Group I to the Fourth Assessment Report of the Intergovernmental Panel on Climate Change. Solomon, S.; Qin, D.; Manning, M.; Chen, Z.; Marquis, M.; Averyt, K. B.; Tignor, M.; Miller, H. L. (eds.). Cambridge University Press, 2007a.

______. Climate Change 2007: Impacts, Adaptation, and Vulnerability. Contribution of Working Group II to the Fourth Assessment Report of the Intergovernmental Panel on Climate Change. Parry, M.L.; Canziani, O.F.; Palutikof, J.P.; van der Linden, P.J.; Hanson, C.E. (eds.). Cambridge University Press, 2007b.

______. Climate Change 2007: Mitigation of Climate Change. Contribution of Working Group III to the Fourth Assessment Report of the Intergovernmental Panel on Climate Change. Metz, B.; Davidson, O.R.; de Coninck, H.C.; Loos, M.; Meyer, L. (eds.). Cambridge University Press, 2007c.

______. Climate Change 2007: Synthesis Report. Summary for Policymakers. Cambridge: Cambridge University Press, 2007d.

______. Climate Change 2013: The Physical Science Basis. Contribution of Working Group I to the Fifth Assessment Report of the Intergovernmental Panel on Climate Change. Cambridge: Cambridge University Press, 2013.

______. Climate Change 2014: Impacts, Adaptation, and Vulnerability. Contribution of Working Group II to the Fifth Assessment Report of the Intergovernmental Panel on Climate Change. Barros, V.R.; Field, C.B.; Dokken, D.J.; Mastrandrea, M.D.; Mach, K.J.; Bilir, T.E.; et al. (eds.). Cambridge: Cambridge University Press, 2014a.

______. Climate Change 2014: Mitigation of Climate Change. Contribution of Working Group III to the Fifth Assessment Report of the Intergovernmental Panel on Climate Change. Metz, B.; Davidson, O.R.; de Coninck, H.C.; Loos, M.; Meyer, L. (eds.). Cambridge: Cambridge University Press, 2014b.

______.Climate Change 2014: Synthesis Report. Summary for Policymakers. Cambridge: Cambridge University Press, 2014c.

______.Climate Change 2021: The Physical Science Basis. Contribution of Working Group I to the Sixth Assessment Report of the Intergovernmental Panel on Climate Change. IPCC, 2021.

______.Climate Change 2022: Impacts, Adaptation, and Vulnerability. Contribution of Working Group II to the Sixth Assessment Report of the Intergovernmental Panel on Climate Change. Field, C.B.; Barros, V.R.; Dokken, D.J.; Mach, K.J.; Mastrandrea, M.D.; Bilir, T.E.; et al. (eds.). Cambridge: Cambridge University Press, 2022a.

______.Climate Change 2022: Mitigation of Climate Change. Contribution of Working Group III to the Sixth Assessment Report of the Intergovernmental Panel on Climate Change. Shukla, P.R.; Skea, J.; Calvo, E.; et al. (eds.). Cambridge: Cambridge University Press, 2022b.

______.Climate Change 2023: Synthesis Report. Geneva: IPCC, 2023.

OSTROM, E. Polycentric Systems as One Approach for Solving Collective-Action Problems. International Journal of the Commons, 5(1), 88-102. 2010.

ROCHA, V. M. Um breve comentário a respeito do IPCC AR6. Revista de Estudos Literários, v. 13, n. 24, 2021.

TORRES, P. H. C. et al. Justiça climática e as estratégias de adaptação às mudanças climáticas no Brasil e em Portugal. Estudos Avançados, v. 35, n. 102, p. 159-176, 2021.

United Nations Framework Convention on Climate Change (UNFCCC). 25 Years of Adaptation under the UNFCCC. Report by the Adaptation Committee. Alemanha, Bonn: UFCCC, 2019.

Downloads

Publicado

2025-07-04