A Hegemonia do Discurso da Educação para o Desenvolvimento Sustentável: o Caso do Currículo da Cidade de São Paulo

Autores

  • Luna Tapajós Santos Moreira Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Carlos Frederico Bernardo Loureiro Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ https://orcid.org/0000-0003-4640-6455

Palavras-chave:

Análise Crítica do Discurso, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável , Currículo, Hegemonia

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados obtidos a partir da Análise Crítica do Discurso do documento elaborado pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo em parceria com a UNESCO: Diretrizes de Aprendizagem dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Currículo da Cidade de São Paulo. O objetivo geral do trabalho consistiu na investigação da transposição de diretrizes internacionais de desenvolvimento sustentável para uma política pública educacional a nível municipal, considerando as disputas por hegemonia no campo da educação ambiental.  Os resultados alcançados indicam que o documento exprime uma concepção de educação pautada pela necessidade de adequação e conformação da sociedade, em especial, das classes populares, aos impactos socioambientais do modo de produção capitalista. Em adição, pontua-se que a cadeia intertextual na qual o documento se integra posiciona a educação para o desenvolvimento sustentável - EDS como consenso global, contribuindo para o apagamento de concepções críticas alternativas à EDS e o esvaziamento do debate sobre desenvolvimento e sustentabilidade. 

Biografia do Autor

  • Luna Tapajós Santos Moreira, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

    Mestra em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Licenciada em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro onde foi membro do projeto de extensão Raízes e Frutos: uma vivência nas comunidades caiçaras da península da Juatinga - Paraty/RJ vinculado ao departamento de Geografia da UFRJ entre 2016 e 2021.

  • Carlos Frederico Bernardo Loureiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

    Possui licenciatura em Ciências Físicas e Biológicas - UFRJ (1989), bacharelado em ecologia - UFRJ (1988), mestrado em Educação - PUCRio (1992) e doutorado em Serviço Social - UFRJ (2000). Atualmente é professor titular da faculdade de educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, professor do programa de pós-graduação em educação (PPGE) da UFRJ. Líder do Laboratório de Investigações em Educação, Ambiente e Sociedade (LIEAS/UFRJ). Coordenador da Linha de Pesquisa Estado, Trabalho-Educação, Movimentos Sociais do PPGE/UFRJ. Pesquisador do Núcleo de Estudos Latino-Americanos/Universidade Católica de Pelotas e do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental e Formação de Professores da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Referências

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Publicado

2025-07-04