A Hegemonia do Discurso da Educação para o Desenvolvimento Sustentável: o Caso do Currículo da Cidade de São Paulo
Palavras-chave:
Análise Crítica do Discurso, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável , Currículo, HegemoniaResumo
Este trabalho apresenta os resultados obtidos a partir da Análise Crítica do Discurso do documento elaborado pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo em parceria com a UNESCO: Diretrizes de Aprendizagem dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Currículo da Cidade de São Paulo. O objetivo geral do trabalho consistiu na investigação da transposição de diretrizes internacionais de desenvolvimento sustentável para uma política pública educacional a nível municipal, considerando as disputas por hegemonia no campo da educação ambiental. Os resultados alcançados indicam que o documento exprime uma concepção de educação pautada pela necessidade de adequação e conformação da sociedade, em especial, das classes populares, aos impactos socioambientais do modo de produção capitalista. Em adição, pontua-se que a cadeia intertextual na qual o documento se integra posiciona a educação para o desenvolvimento sustentável - EDS como consenso global, contribuindo para o apagamento de concepções críticas alternativas à EDS e o esvaziamento do debate sobre desenvolvimento e sustentabilidade.
Referências
ACCIOLY, Inny; LAMOSA, Rodrigo de Azevedo Cruz. As competências socioemocionais na formação da juventude: mecanismos de coerção e consenso frente às transformações no mundo do trabalho e os conflitos sociais no Brasil. Revista Vértices, v. 23, n. 3, p. 706-733, 2021.
CEIPE. O currículo da cidade de São Paulo: uma experiência de atualização e implementação para o Ensino Fundamental a partir da BNCC. Rio de Janeiro, 2019.
COPED. Diretrizes de Aprendizagem dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no currículo da cidade de São Paulo. São Paulo, 2020.
COUTINHO, Carlos Nelson. Gramsci: um estudo sobre seu pensamento político - 4° edição. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012.
DA MOTTA, Vânia Cardoso; LEHER, Roberto; GAWRYSZEWSKI, Bruno. A pedagogia do capital e o sentido das resistências da classe trabalhadora. Ser social, v. 20, n. 43, p. 310-328, 2018.
FAIRCLOUGH, Norman. Discurso e Mudança Social/Norman Fairclough – 2 ed – Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2016.
LOUREIRO, Carlos Frederico B. o dito e o não dito na “década da educação para o desenvolvimento sustentável” promovida pela Unesco. Revista Pesquisa em Educação Ambiental. vol.11, n.2 – págs. 58-7, 2016.
MARQUES, Luís. Capitalismo e colapso ambiental. 3ª edição. Campinas: editora da Unicamp, 2019.
MARTINS, André. Estratégias burguesas de obtenção do consenso nos anos de neoliberalismo de terceira via. In: NEVES, Lúcia Maria Wanderley (org). A nova pedagogia da hegemonia. São Paulo, Xamâ VM Editora e Gráfica Ltda, 2005.
DA MOTTA, Vânia Cardoso. Ideologia do capital social: atribuindo uma face mais humana ao capital. EdUERJ, 2012.
UNESCO-ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA EA CULTURA. Educação para os objetivos de desenvolvimento sustentável: objetivos de aprendizagem. Paris, 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta revista eletrônica oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público, contribuindo assim para a democratização do conhecimento.