Educação Ambiental em ato

investigando o desdobramento da Educação Ambiental da formação inicial na prática docente

Autores

Palavras-chave:

Formação de professores, Prática pedagógica, Educação ambiental crítica, Escola pública

Resumo

A fim de entender se há e como se dá a Educação Ambiental na Educação Básica, esta pesquisa, analisando de forma qualitativa e coletando os dados através de entrevistas, reconheceu os desdobramentos da Educação Ambiental na atuação docente de egressos de um curso de Ciências Biológicas Licenciatura em uma universidade que oferece como disciplina curricular a Educação Ambiental. O trabalho buscou compreender se o contato dos professores egressos com a Educação Ambiental na formação inicial instiga práticas educativas ambientais críticas, perspectiva que fundamenta este trabalho. Compreende-se então que a atuação dos docentes e a presença de práticas educativas ambientais de forma crítica dependem não apenas do contato com a disciplina durante a formação inicial, mesmo que ele se dê através da perspectiva crítica. Para uma prática educativa ambiental crítica, é necessário que o docente além de conhecê-la também se identifique, oferecendo aos alunos da Educação Básica uma formação científica aprofundada.

Biografia do Autor

  • Isabele Gabriele Cascardo, Universidade Federal de Itajubá

    Graduada em Ciências Biológicas Licenciatura pela Universidade Federal de Itajubá, UNIFEI. Atua como professora de ciências naturais no Ensino Fundamental e professora de biologia no Ensino Médio da Educação Básica.

  • Marcela de Moraes Agudo, Universidade Estadual Paulista – UNESP

    Professora Assistente Doutora da Universidade Estadual Paulista, UNESP/Botucatu. É pedagoga, bióloga, mestra e doutora em Educação para a Ciência, UNESP/Bauru. Principais temas de pesquisa, ensino e extensão: Sociedade e Natureza. Ensino de Ciências da Natureza e Biologia. Educação Ambiental. Formação de Professores. Fundamentos da educação. Trabalho docente. Escola pública. Políticas educacionais.

Referências

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Publicado

2025-07-04