Educação Ambiental Decolonial
sustentabilidades com outras pedagogias
Palavras-chave:
Educação Ambiental, Decolonialidade, Pedagogias, SustentabilidadesResumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar sustentabilidades tecida no cotidiano de comunidades tradicionais, como um elemento fundante para uma Educação Ambiental decolonial. Sustentabilidades que se efetuam em territórios cujo sentimento de pertencimento e enraizamento dos comunitários com o lugar fundam o modo de vida. Para alcançar os objetivos fez-se necessário problematizar a constituição do mundo moderno-colonial e como este subjugou fazeres e conhecimentos. O lugar emerge como um contraponto decolonial em que busquei aprender possibilidades de sustentabilidades locais questionando a unicidade do desenvolvimento sustentável gestado na lógica do mundo moderno-colonial. Referenciais decoloniais permitiram a tessitura do texto, cuja metodologia é estruturada por experiências com outras pedagogias constituídas por duas comunidades tradicionais, uma de quebradeiras de coco babaçu e outra pesqueira. Os resultados expõem que educadores e educadoras ambientais têm múltiplas possibilidades de aprender outras formas de se relacionar com o ambiente e de aprender sobre outras sustentabilidades.
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