Educação ambiental nas turmas de alfabetização

construindo cidadania e consciência ecológica

Autores

Palavras-chave:

Alfabetização Ambiental, Ensino-aprendizagem, Práticas Pedagógicas, Crise climática

Resumo

A pesquisa tem como objetivo discutir a importância da Educação Ambiental nas turmas de alfabetização, identificando metodologias eficazes que favoreçam a Alfabetização Ambiental e a formação de cidadãos conscientes e engajados. Este estudo foi realizado por meio de levantamento bibliográfico e análise das diretrizes da Política Nacional de Educação Ambiental e Base Nacional Comum Curricular. A formação de cidadãos com visão crítica e compreensão das causas e consequências dos problemas ambientais permite que possam reconhecer e cobrar responsabilidades e modificar culturas ultrapassadas, levando a um futuro melhor e sociedades mais justas, com respeito à natureza e exercício da cidadania.

Biografia do Autor

  • Erika Karla Barros da Costa, Universidade Anhanguera - Uniderp

    Doutoranda em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Uniderp, Mestre em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Especialista em PROEJA pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Especialista em Psicopedagogia, Especialista em Neuropsicologia e Especialista em Gestão Escolar com ênfase em Educação Especial e Inclusiva. Especialista em Jornalismo Digital. Graduada em Pedagogia pela UCDB e em Letras/Português pela FCE, Graduanda em História Licenciatura e Jornalismo pela Anhanguera.

  • Emilia Alibio Oppliger, Universidade Anhanguera - Uniderp

    Pós-doutoranda em Geografia na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional, pela Universidade Uniderp-Anhanguera. Área de concentração: Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável do Cerrado e Pantanal. Turismóloga formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul - Unisc. Professora na Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal - Uniderp (Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional).

  • Ademir Kleber Morbeck de Oliveira, Universidade Anhanguera - Uniderp

    Graduado em Ciências Biológicas (Licenciatura Plena) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1989), mestrado em Ecologia e Recursos Naturais - Universidade Federal de São Carlos (1993) e doutorado em Ciências, área de concentração em Ecologia e Recursos Naturais - Universidade Federal de São Carlos (1996). Professor da Universidade Anhanguera-Uniderp (Programa em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional e Programa em Agronegócio Sustentável) e Universidade de Cuiabá (Programa em Ciências Ambientais).

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Publicado

2025-07-04