Políticas Públicas e Educação Ambiental
relações entre contexto macropolítico e chão de escolas do interior de Goiás
Palavras-chave:
Abordagem do Ciclo de Políticas, Educação Ambiental política, Escolas públicas de Orizona/GOResumo
As políticas públicas de Educação Ambiental (EA) no Brasil apresentam avanços e retrocessos desde a Política Nacional de Educação Ambiental, de 1999. O artigo objetiva analisar relações entre ações de EA em escolas de Orizona/GO e políticas públicas municipais e estaduais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa exploratória apoiada no referencial teórico-metodológico da Abordagem do Ciclo de Políticas de Stephen Ball. Os resultados apontaram que as ações de EA em escolas municipais acontecem a partir de um programa gestado pela iniciativa privada do agronegócio, sem participação dos atores sociais da escola, o qual é transvestido de política pública na parceria com prefeituras municipais. Na rede estadual há um programa de autoria da própria Secretaria do Estado de Educação, que atinge amplamente as escolas por meio das Regionais de Ensino como uma política top-down. O estudo levanta algumas questões a serem tratadas com mais profundidade sobre essas relações na visão dos(as) professores(as).
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