Educação ambiental para além do capital
porque os ODS não são um caminho possível
Palavras-chave:
Educação ambiental crítica, Objetivos do desenvolvimento sustentável , SustentabilidadeResumo
A educação ambiental é um campo de investigação que possui diferentes tendências político-pedagógicas. Neste ensaio teórico, nos fundamentamos na pedagogia histórico-crítica para refletir sobre a educação ambiental. Assim, uma educação ambiental histórico-crítica se propõe enquanto uma educação ambiental para além do capital. Tendo isto em conta, discutimos as intencionalidades acerca dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) que tem dominado os discursos e vem sendo colocado e exigido de maneira incisiva nas escolas, inclusive públicas. Numa perspectiva educativa ambiental histórico-crítica isso pode ser um problema devido ao conceito de desenvolvimento sustentável e aos interesses que estão articulados a ele e em sua proposição. Por fim, consideramos que a sustentabilidade passa por outra proposta de organização social que precisa ir além do capitalismo, não apenas realizando a devida crítica social, política e econômica, como também propositiva de outro modo de produção da vida e, neste sentido, com uma educação ambiental histórico-crítica.
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