Formação docente em Educação Ambiental
uma análise das percepções de professores de ciências e biologia
Palavras-chave:
Formação de professores, Educação Ambiental, SustentabilidadeResumo
Este estudo explora a importância da Educação Ambiental (EA) na formação de professores de Ciências e Biologia, destacando a necessidade de abordar desafios ambientais e promover sustentabilidade. Realizada com docentes do curso "Ensino e Sustentabilidade Socioambiental" do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), a pesquisa investiga suas percepções e formação em EA. A Análise de Conteúdo revela uma visão ampla da EA, focada na conscientização e conservação dos recursos naturais, mas aponta uma lacuna na formação específica em EA durante a graduação. Isso sugere a necessidade de revisão curricular para integrar efetivamente a EA. Ressalta-se a importância de educadores com percepção ambiental holística e práticas pedagógicas inovadoras, essenciais para formar cidadãos críticos e ativos. Conclui-se que a EA deve ser integrada em todos os níveis educacionais, fomentando interdisciplinaridade e diálogo entre áreas do conhecimento, com estratégias de formação que transformem as práticas de ensino.
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