Atravessando os rios da Amazônia na construção de conhecimento sobre a cultura e a luta marajoara

Autores

  • Delson Eduardo da Silva Mendes Universidade do Estado do Pará

Palavras-chave:

Luta marajoara, Cultura corporal, Cultura Amazônida, Cultura Marajoara, Amazônia/marajoara

Resumo

O ensaio acadêmico que apresentamos, se refere a um recorte da pesquisa de doutorado em andamento, que tematiza a Luta Marajoara como manifestação cultural na Amazônia. Tem como foco de investigação o esporte tradicional, o caboclo marajoara, os conteúdos históricos da cultura corporal, na busca de compreender como esta prática corporal vem sendo tratada em nossa sociedade. Também pretende contribuir para a visibilidade das informações e conhecimentos que se fazem presentes na Amazônia e no Arquipélago do Marajó, espaços geográficos e históricos que, ao longo da história, sofrem as tensões dos processos políticos, econômicos, sociais e educacionais. O conteúdo lutas é aqui concebido como produto cultural e, a partir de estudo teórico-bibliográfico de cunho qualitativo, o objetivo é apresentar algumas reflexões iniciais acerca da Luta Marajoara enquanto manifestação da cultura (corporal) amazônida.

Biografia do Autor

  • Delson Eduardo da Silva Mendes, Universidade do Estado do Pará

    Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Centro-Oeste (PPGE/UNICENTRO).  Mestre em Educação Física, Esporte e Lazer pela Universidade Gama Filho (2000). Possui Especialização em Ginástica Escolar pela Universidade do Estado do Pará (1995) e Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (1994) e graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade do Estado do Pará (1984). É professor assistente II da Universidade do Estado do Pará, e professor do Núcleo de Esporte e Lazer da Secretaria de Educação do estado do Pará - SEDUC. É membro do Grupo de Pesquisa e Extensão em Socioeducação e Políticas Intersetoriais (GPESPI) e do Grupo de Estudos e Pesquisa Educação, Cultura e Contemporaneidade (UNICENTRO). Foi coordenador do desporto universitário da UEPA entre os anos de 2020 a 2022. Bem como, foi coordenador do Projeto UEPA-FUTEBOL no período de 2010 a 2015. Tem experiência na área Pedagógica e na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: esportes de quadra, futebol e esporte adaptado.

Referências

ANTUNES, Marcelo Moreira et PINTO, Luiz Felipe Machado. Cultura, esporte e identidade: aproximação e diálogos com a Educação Fisica. ARAUJO, Sonia Maria da Silva. Educação do campo e Nuestra América: uma experiencia de reflexão crítica da Amazonia In: ARAÚJO, Sonia Maria da Silva et al. (org.). Pesquisa e Educação na Amazonia: Reflexões epistemológicos e políticas. Belém:Eduepa, 2014

BACHELARD, Gaston. A epistemologia. Portugal: Ed. 70,2006.

COELHO, Ildeu Moreira. A Universidade e a realidade social: especificidade da prática nos cursos de graduação. In:Seminários regionais sobre estágio Curricular. Documentosíntese,SESu/MEC, 1987.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino da Educação Física. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2012.

CRISTO, Ana Claudia Peixoto de.Cartografias da educação na Amazônia rural ribeirinha: estudo do currículo, imagens, saberes e identidade em uma escola do município de Breves/Pará. 2007. 164 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Educação, Belém, 2007.

DAMATTA, Roberto. O esporte e o jogo como formadores de comportamentos sociais. In: ROSA, Alexandre Machado et al. (org.). Esporte e sociedade: ações socioculturais para a cidadania. São Paulo: IMK Relações Públicas, 2004.

GALATTI, Larissa Rafaela; FERREIRA, Henrique Barcelos; SILVA, Ylane Pinheiro Gonçalves da; PAES, Roberto Rodrigues. Pedagogia do esporte: procedimentos pedagógicos aplicados aos jogos esportivos coletivos. Conexões (UNICAMP), v. 6, ed. especial, p. 397-408, 2008.

HARRES, Marluza. Aproximações entre história de vida e autobiografia: os desafios da memória. In: Dossiê: teoria e metodologia da História. Programa de Pós-Graduação em História, Universidade do Vale do Rio dos Sinos-v.8, n.10, São Leopoldo: Unisinos, 2004.

GONÇALVES, Maria Augusta Salin. Sentir, Pensar, Agir: Corporeidade e Educação. Campinas: Papirus, 2008.

KUNZ, Elenor. Educação Física: ensino & mudanças. Ijuí: Unijuí, 2012.

LOUREIRO, João de Jesus Paes. Cultura amazônica: uma poética do imaginário. Manaus: Ed. Valer, 2015

LUDKE, Menga; ANDRÉ. Marli.Pesquisa em Educação: Abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MARIN, Elizara Carolina; STIEN, Fernanda (org.). Jogos autóctones e tradicionais de povos da América Latina. Curitiba: CRV, 2015.

MOREIRA, WagnerWey; SIMÕES, Regina. Educação física, corporeidade e motricidade: criação de hábitos para a educação e para a pesquisa. In: MARCO, Ademir de (Org.). Educação Física: cultura e sociedade. Campinas: Papirus, 2006.

OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer pesquisa qualitativa. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2012

OLIVEIRA, Vitória Letícia Esteves de. Arquipélago do Marajó: uma análise sobre a influência dos papéis de gênero na exploração sexual de meninas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - CESUPA, Belém, 2019.

RIBERA, Jordi Planella. Corpo, cultura e educação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2017.

SARRAF, Agenor Pacheco. Cartografia &fotoetnografia das águas: modos de vida e de luta na amazônia marajoara. Iluminuras, Porto Alegre, v. 19, n. 46, p. 63-98, jan/jul, 2018. p. 25-46.

SO, Marcos Roberto. Lutas na Educação Fisica Escolar: As relações dos alunos com o saber. Curitiba: CRV, 2020.

Downloads

Publicado

2025-05-22