A diversidade nos Jogos Indígenas Pataxó em Coroa Vermelha-BA

emergência étnica e estratégias de reafirmação identitária

Autores

  • Fábio Souza Vilas Boas Universidade Federal do Sul da Bahia
  • Pablo Antunha Barbosa Universidade Federal do Sul da Bahia
  • Eujacio Batista Lopes Filho (Karkaju Pataxó) Universidade Federal do Sul da Bahia

Palavras-chave:

Jogos Indígenas Pataxó, Diversidade, Emergência étnica, Reafirmação identitária, Corpo Pataxó

Resumo

Este artigo é fruto dos achados da pesquisa de doutoramento intitulada "Processos de emergência étnica e estratégias de reafirmação identitária: os sentidos dos Jogos indígenas e do corpo Pataxó em Coroa Vermelha-BA", de Vilas Boas (2022). O estudo teve como objetivos analisar a emergência étnica a partir dos Jogos Indígenas; investigar as estratégias de reafirmação identitária dos indígenas Pataxó na comunidade de Coroa Vermelha, Bahia; e explorar como essas dinâmicas influenciam os sentidos dos Jogos Indígenas e do corpo Pataxó, explorando, para tanto, as práticas corporais, rituais e competições esportivas tradicionais. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa descritiva, fundamentada na História Oral (Freitas, 2004) e em uma revisão bibliográfica sobre o tema. Foram realizadas entrevistas com indígenas da aldeia Coroa Vermelha, Bahia, e elaborado um diário de campo. A pesquisa destaca como esses processos contribuem para a construção e manutenção da identidade étnica Pataxó, além de promover a visibilidade e a valorização da cultura indígena na sociedade brasileira.

Biografia do Autor

  • Fábio Souza Vilas Boas , Universidade Federal do Sul da Bahia

    Doutor pela Universidade Federal do Sul da Bahia, Processos de emergência étnica e estratégias de reafirmação identitária: os sentidos dos Jogos Indígenas e do corpo Pataxó em Coroa Vermelha-BA. Mestre pela Universidade Gama Filho, tema: Jogos indígenas Pataxó em Coroa Vermelha-Bahia. Discutindo o Jogo no Processo de Afirmação da Identidade Cultural. Especialista em Metodologia do Ensino na Educação Física pela UESB Jequié e Educação Física Escolar pelo instituto PROMINAS e Universidade Cândido Mendes. Graduado em Licenciatura e Bacharelado em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa (2000). Professor da Secretaria Estadual de Educação do Estado da Bahia.

  • Pablo Antunha Barbosa, Universidade Federal do Sul da Bahia

    Graduado em Ciências Sociais pela Universidade de Paris X Nanterre (França); tem mestrado em Etnologia e Sociologia Comparada pela Universidade de Paris X Nanterre (França). Realizou doutorado em Antropologia Social e Histórica pela École des Hautes Etudes en Sciences Sociales (EHESS, Paris), França, com período de co-tutela no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGAS-MN-UFRJ). Realizou pós-doutorado na mesma instituição (PPGAS-MN-UFRJ) entre junho de 2015 e março de 2018. Entre janeiro e fevereiro de 2025 foi professor visitante no IPEAT, Université de Toulouse 2 - Jean Jaurès. Atualmente é Professor Adjunto do Centro de Formação em Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do Sul da Bahia (CFCHS/UFSB), professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Estado e Sociedade (PPGES/UFSB) e vice-coordenador do curso Bacharelado em Antropologia da UFSB.

  • Eujacio Batista Lopes Filho (Karkaju Pataxó), Universidade Federal do Sul da Bahia

    Graduado em Ciências Sociais e Humanidades – FIEI/UFMG. Mestrando em Estado e Sociedade – Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Título de Notório Saber sobre os Jogos Indígenas Pataxó, reconhecido pela UFSB. Coordenador do CESOL – Centro Popular de Economia Solidária. Fundador do Ãgwaré Instituto. Atuação nos Jogos Indígenas: Coordenador Geral dos Jogos Indígenas Pataxó de Coroa Vermelha -Santa Cruz Cabrália/BA. Coordenador Desportivo dos Jogos dos Povos Indígenas e dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas -Comitê Intertribal – ITC. Coordenador Técnico dos Jogos Indígenas de Porto Seguro/BA. Coordenador de Saberes Indígenas – Ministério dos Povos Indígenas. Coordenador de Esporte e Lazer -Ministério dos Povos Indígenas. Coordenador Geral de Promoção a Políticas Culturais – Ministério dos Povos Indígenas (atual). Especialista em Esporte Indígena, etnoturismo e economia indígena.

Referências

AGUIAR, Wanda Maria J.; OZELLA, Sergio. Apreensão dos sentidos: aprimorando a proposta dos núcleos de significação. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 94, n. 236, p. 299-322, jan./abr. 2013.

ALMEIDA, Arthur José Medeiros de. Esporte e cultura: esportivização de práticas corporais nos jogos dos povos indígenas. Brasília: Gráfica e Editora Ideal, 2011.

BARBANTI, Valdir José; AMADIO, Alberto C.; BENTO, Jorge O.; MARQUES, António T. Esporte e atividade física: interação entre rendimento e qualidade de vida. 1. ed. Barueri, SP: Manole, 2002.

CANCELA, Francisco; SILVA, Tharles Souza; SANTOS, Uiá Freire Dias dos. História da Capitania de Porto Seguro: Novos Estudos Sobre a Bahia Colonial, Sec. XVI - XIX. Jundiaí: Paco Editorial, 2016.

DURKHEIM, Émile. A divisão do trabalho social. Lisboa: Presença, 1991.

FASSHEBER, José Ronaldo Mendonça. Etno - desporto indígena: a Antropologia Social e o campo entre os Kaingang. Brasília: Ministério do Esporte2010.

FERREIRA, Deoclecio Rocco Gruppi; ROCHA, Maria Beatriz. Jogos Dos Povos Indígenas: As Práticas Corporais. In: Fiep Bulletin, Foz do Iguaçu, v. 83, p. 47-52, 2013.

FREITAS, Edinaldo Bezerra de. Fala de índio, História do Brasil: o desafio da etno-história indígena. História Oral, São Paulo, n. 7, p. 181-197, jun. 2004.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GRUNEWALD, Rodrigo Azevedo. A tradição como pedra de toque. Anuário Antropológico/1996. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1997.

LOPES FILHO, Eujacio Batista. Jogos Indígenas Pataxó: a identidade cultural Pataxó por meio do esporte. Belo Horizonte: UFMG, 2017.

POVO Pataxó. Inventário Cultural Pataxó: tradições do povo Pataxó do Extremo Sul da Bahia. Bahia: Atxohã / Instituto Tribos Jovens (ITJ), 2011.

RICARDO, Beto; RICARDO, Fany (Org.). Povos Indígenas no Brasil: 2001-2005. São Paulo: Instituto Socioambiental, 2006.

SAMPAIO, José Augusto Laranjeiras. Sob o Signo da Cruz. Relatório Circunstanciado de Identificação e Delimitação da Terra Indígena Pataxó da Coroa Vermelha. In: Cadernos do LEME, [s.l.], v. 2, n. 1. p. 95-176, 2010.

SANTOS, Fabricio Lyrios. Os índios na história da Bahia. Cruz das Almas, BA: Edufrb, 2016.

SOUZA, A. M. Esporte Epetáculo: a mercadorização do movimento corporal humano. Dissertação de mestrado. 1991. 151f. Universidade Federal de Santa Catarina, 1991.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa - ação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1986.

TUBINO, M. J. G.; GARRIDO, F.; TUBINO, F. Dicionário enciclopédicodo esporte. Rio de Janeiro: SENAC, 2006.

VILAS BOAS, Fábio Souza. Jogos Indígenas Pataxó em Coroa Vermelha - Bahia. Discutindo o Jogo no Processo de Afirmação da Identidade Cultural. Rio de Janeiro: UGF, 2008.

VILAS BOAS, Fábio Souza. Processos de emergência étnica e estratégias de reafirmação identitária: os sentidos dos Jogos indígenas e do corpo Pataxó em Coroa Vermelha-BA. 2022. 124f. Tese (Doutorado em Estado e Sociedade). Universidade Federal do Sul da Bahia, Porto Seguro, 2022.

Downloads

Publicado

2025-05-22