Entre o Lazer e o Esporte
saberes aéreos da arqueria indígena e tradicional
Palavras-chave:
Lazer, Esporte, Estética do desporto, Brincar, Jogos indígenas, Jogos tradicionaisResumo
Neste texto, busca-se, a partir da fenomenologia da imagem, destrinchar elementos estéticos – materiais e simbólicos – da arqueria tradicional e autóctone, que junto com as cestas, formam um dos pares simbólicos mais antigos da humanidade. É da perspectiva das populações autóctones brasileiras que nos propomos a colocar em debate concepções de Esporte e Lazer no contexto destas cosmologias. Trata-se de um estudo teórico que busca dialogar com a fenomenologia e o imaginário bachelardiano. Mas que leva em conta diferentes experiências biográficas e bibliográficas de campos em comunidades tradicionais e autóctones. Populações Indígenas compreendem o Lazer e o Esporte como parte de um sistema que ativa a comunidade. Neste sentido incluem práticas de brincar livre, jogos, danças, rituais e trabalhos comunitários. Neste sentido, Lazer e Esporte não estão dissociados da noção de Bem-Viver, fortalecem o tecido comunitário, a identidade dos povos e a sensação de pertença, sendo também centrais em suas práticas educacionais. No caso da arqueria, trata-se de uma prática com potencial de reconfigurar, intercorporeamente e simbolicamente, imagens de liberdade na velocidade ou no voo, também imagens de ascensão e queda, apresentando novidades e repercussões estéticas aos seus praticantes.
Referências
ACOSTA, Alberto. El Buen Vivir: Sumak Kawsay, una oportunidad para imaginar otros mundos. Barcelona: Icaria, 2013.
ALTMANN, Philipp. Good Life as a Social Movement Proposal for Natural Resource Use: The Indigenous Movement in Ecuador. Consilience: The Journal of Sustainable Development, v. 10, n.1, p. 59 – 71, 2013.
ANDRIEU, Bernard; NÓBREGA, Petrúcia ; TORRES, Laís Saraiva ; SILVA, Luiz Arthur Nunes. Emergir na natureza: uma educação para a ecologia corporal e lazer emersivo. Revista COCAR, n. 4, p. 09-27, 2017.
BACHELARD, Gaston. Air and Dreams: An Essay on the Imagination of Movement. Dallas Institute Publications. Dallas, Texas, 1988.
BACHELARD, Gaston. The Poetics of Space. New York: Orion Press, 1994.
BACHELARD, Gaston. The Psychoanalysis of Fire. London, Lowe & Brydont: (Prinkrs) Ltd. 1964.
BACKWELL, Lucinda Ruth; BRADFIELD, Justin; CARLSON, Kristian J.; Jashashvili, Tea; Wadley, Lyn; et al.; The antiquity of bow-and-arrow technology: evidence from Middle Stone Age layers at Sibudu Cave; Antiquity Publications Ltd; Antiquity; 92; 362; 4-2018.
BELOGOLOVSKY, Vladimir. Entrevista com Álvaro Sisa. 22.01.2017. In: ArchDaily. Disponivel em: archdaily.com.br/entrevistas. Acesso em 29.01.2024.
BIANCHI, Enea. Philosophies of Archery. Popular Inquiry: The Journal of Kitsch, Camp and Mass Culture, 2:22-37, 2021.
BRASIL, Ministério do Meio Ambiente. A Convenção sobre Diversidade Biológica. Brasília: Secretaria de Biodiversidade e Florestas (Série Biodiversidade n 1). 2000. Disponível em <https://www.mma.gov.br/estruturas/sbf_dpg/_arquivos/cdbport.pdf>
CAMARGO, Vera Regina Toledo (Org.); ROCHA FERREIRA, Maria Beatriz (Org.); SIMSON, O. R. M. V. (Org.). Jogo, celebração, memória e identidade. Reconstrução da trajetória de criação, implementação e difusão dos Jogos dos Povos Indígenas no Brasil (1996-2009). 1.ed. Campinas: Curt Nimuendajú, 2011.
CARVALHO, Renata Meirelles Dias de; ECKSCHMIDT, Sandra; HORNETT, Elisa; LIMAVERDE, Gabriel; MATTOS, Lia; NASCIMENTO, Reinaldo; SAURA, Soraia Chung. A cidade que virou casa considerações sobre o brincar livre e espontâneo durante o período de isolamento social de 2020. Revista Movimento, v. 28, p. e28073-e28073, 2022.
CORDNER, Christopher. The Meaning of Graceful Movement. Journal of the Philosophy of Sport, 30:2, 132-143, 2003.
EDGAR, A. "Football and the Poetics of Space." Sport, Ethics and Philosophy 9 (2): 153-165, 2015.
DAVIS, Paul. "Boxill’s Stylish Ambiguity." Journal of the Philosophy of Sport 26 (1): 88-94, 1999.
DURAND, Gilbert. As estruturas antropológicas do imaginário: introdução à arquetipologia geral. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
ESIABA, Irobi. O que eles trouxeram consigo? Carnaval e persistência da performance estética africana na diáspora.Projeto História, São Paulo, n. 44, 2012.
FASSHEBER, José Ronaldo Mendonça; FREITAG, Liliane da Costa, FERREIRA, Maria Beatriz Rocha. Jogos dos Povos Indígenas: um “lugar” de negociações sociais. In: GRANO, Beleni; PASSOS, Luis Augusto. O Eu E O Outro na Escola. Cuiabá: EDO UFMT. 2008.
FERNANDES, R. and LACERDA, T.O. "Experiência Estética do Nadador: Um Estudo a Partir da Perspectiva de Atletas de Natação de Alto Rendimento." Revista Portuguesa de Ciência Desportiva 10 (1). 2010.
FERREIRA, Maria Beatriz Rocha. “Jogos dos Povos Indígenas: diversidades” em O Público e o Privado, n°16, v. 8: 65-80. 2010. <https://revistas.uece.br/index.php/opublicoeoprivado/article/view/2445/2188>
FERREIRA-SANTOS, Marcos. Cultura Imaterial e Processos Simbólicos. Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP. São Paulo, v.14, p.139-151, 2004.
FERREIRA-SANTOS, Marcos. & ALMEIDA, Rogério de. Aproximações ao Imaginário: bússola de investigação poética. São Paulo: Képos, 2012.
FRANCO, Marcel Alvez; SANTOS, Luis Anselmo Menezes; CAMINHA, Iraquitan de Oliveira. Subjetividade, corpo e intercorporeidade a partir da fenomenologia de Merleau-Ponty. Holos (S.L.) v. 8, p.1-13, 2020
GARAGALZA, Luis, “Tras las huellas de Hermes: la hermenéutica simbólica como contribución a los estudios del imaginario”, en Cadernos de Educação, n. 14, 2014.
GERMANO, Beta. Site Arte que Acontece. MAM de São Paulo abre coletiva de Arte Indígena e Contemporânea. Disponível em: https://www.artequeacontece.com.br/jaider-esbell-assina-a-curadoria-de-mostra-de-arte-indigena-contemporanea-no-mam-de-sao-paulo/. Acesso: 10.09.2023.
GUIM, Ursula Kle. The Carrier Bag Theory of Fiction. In: Dancing at the Edge of the World – Thoughts on Words, Women, Places. New York: Ed. Grove Press, 1986.
GOMES, Fabio José Cardias. Ethnosport Psychology: A model of traditional games of indigenous people of the Eastern Amazon. International Journal of Ethnosport and Traditional Games, n. 2, p. 63-75, 2019.
HAN, Byung-Chul. The burnout society. Library of Congress. Printed in the United States of America. 2010.
HACKEROTT, M. A.; ZIMMERMANN, Ana C.; SAURA, S. C. Elementos do tradicional na vela esportiva. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, v.17, p.65 - 77, 2017. Available at: http://www.fade.up.pt/rpcd/_arquivo/artigos_soltos/2017-2/05.pdf
HACKEROTT, Maria Altimira; ZIMMERMANN, Ana Cristina; SAURA, Soraia Chung. The phenomenology of image and enthusiasm for the experience of foiling sailboats. Leisure Studies, v. 1, p. 1-12, 2023.Available at: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/02614367.2023.2182343
HUIZINGA, Johan. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo> ed. Perspectiva, 2019.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Censo Brasileiro de 2010. Rio de Janeiro: IBGE, 2012.
ITO, Eric Sioji; SAURA, Soraia Chung; ZIMMERMANN, Ana Cristina. Between chaos and the cosmos: the imaginary of traditional climbing. World Leisure Journal, v.64, 4, 2022. Available at https://doi.org/10.1080/16078055.2022.2125569.
JUNG, C. G., Métamorpboses et symboles de Ia libido. Montaigne, Paris, 1932.
KOPENAWA, Davi; ALBERT, Bruce. The Falling Sky: words of a Yanomami Shaman. Harvard University Press: London, UK. 2013.
KRENAK, Ailton. Ideas to Postpone the End of the World. Anansi International. Toronto, CA. 2020.
LACERDA, Teresa Oliveira. "Elementos para a Construção de uma Estética do Desporto." Dissertação de Doutoramento. Porto: FCDEF-UP, 2002.
LACERDA, Teresa Oliveira ; MUMFORD, Stephen. The Genious in Arte and in Sport : a contribution to the investigation of Aesthetics of Sport, Journal of the Philosophy of Sport, 37 :2, 182-193, 2010.
LACERDA, Teresa Oliveira. Uma aproximação Estética ao Corpo Desportivo. Revista Portuguesa de Ciência do Desporto. 7(3), 2007.
LACERDA, T. O. “Education for the Aesthetics of Sport in Higher Education in the Sports Sciences – The Particular Case of the Portuguese-Speaking Countries” In :Journal of the Philosophy of Sport, n.39, vol. 2: 235-250. 2012.
LUDOVIC SLIMAK et al. Modern Human Incursion into Neanderthal territories 54.000 years ago at Mandrin, France. Sci. Adv. 8 eabj9496, 2022.
MAFFESOLI, Michel. O Elogio da Razão Sensível. São Paulo: Vozes, 2001.
MARTINKOVÁ, Irena; PARRY, Jim. An Introduction to the Phenomenological Study of Sport. Sport, Ethics and Philosophy, v. 5, n. 3, p. 185-201, 2011.
MACKIE, Robin. How archery was vital to the survival of early humans. The Observer. 16 Apr 2022. Availeble at: https://www.theguardian.com/observer.
MENEZES, Paula Mendonça de. Corpo preparado, alma protegida: jeitos de cuidar e modos de aprender no crescimento da criança Yudja. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. doi:10.11606/D.48.2018.tde-30012018-141536.
MERLEAU-PONTY, Maurice.Phenomenology of perception. London: Routledge, 1962.
NA, Young Il. Popularization and Globalization of Traditional Archery. In: Anais da Sociedade Coreana de Dança vol. 2, 22-31. 2019.
NOBREGA, Terezinha Petrucia da. Corporeidades: inspirações merleau-pontianas. Natal: IFRN, 2016.
PLATCHIAS, Dimitris. “Sport is Art”. European Journal of Sport Science. 3 (4): 1-18, 2003.
PITTA, Danielle Perin Rocha. Iniciação à teoria do imaginário de Gilbert Durand. 2.ed. Curitiba: CRV, 2017.
RECOURS, R. "You Can Fly. You Belong to the Sky.” Le Plaisir Onirique dans la Pratique des Sports D’hiver. In: Frédéric Monneyron. Sport et Imaginaire. Presses Universitaires de la Méditerranée, 204 p. ISBN 978-2-36781-032-4, 2013.
SARTRE, Jean-Paul, L 'imagination.P. U. F, Paris, 1950.
SAURA, Soraia Chung; CARVALHO, Renata Meirelles Dias de. Brincantes e Goleiros: considerações sobre o brincar e o jogo a partir da fenomenologia da imagem. In: Correia, W.R; Muglia-Rodrigues, B. (orgs) Educação Física no Ensino Fundamental: da inspiração à ação. 1ed. São Paulo: Fontoura, v. 1, p. 35-60. 2015.
SAURA, Soraia Chung; ECKSCHMIDT, Sandra; ZIMMERMANN, Ana Cristina. Ensaio sobre um princípio fenomenológico da imagem: As Árvores e as Crianças. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v.33, p.9-14, 2019.
SAURA, Soraia Chung; ZIMMERMANN, Ana Cristina. Traditional Games. São Paulo: Selo Pirata, Laços, 2016.
SAURA, Soraia Chung; ZIMMERMANN, Ana Cristina. Traditional sports and games: intercultural dialog, sustainability, and empowerment. Frontiers in Psychology, v. 22, p. 32-60, 2021. DOI: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2020.590301
TAKÁCS, F. "Sport Aesthetics and Its Categories." Sport Science Review 12: 27-32. 1989.
VINHA, Marina; FERREIRA, Maria Beatriz Rocha. Evento nacional―Jogos dos Povos Indígenas‖, jogos tradicionais e processos de esportização. SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, v. 23, 2005.
ZIMMERMANN, Ana Cristina; SAURA, Soraia Chung. Les savoirs oubliés: corps, tradition et l’environnement dans les communautés brésiliennes et latino-américaines, Recherches & éducations [En ligne], HS | Juillet 2020. Available at: http://journals.openedition.org/rechercheseducations/9147
ZIMMERMANN, Ana C.; ITO, Eric Sioji; SAURA, Soraia Chung. The perception of plenitude in sustainable climbing: Body ecology for an ethics of care. STAPS. Sciences et Techniques des Activités Physiques et Sportives., v. 132, n. 2, p.15 - 25, 2021. Available at: https://www.cairn.info/revue-staps-2021-2-page-15.htm
ZIMMERMANN, Ana C.; SAURA, Soraia Chung. Body, environment and adventure: experience and spatiality. Sport, Ethics and Philosophy., v.11, p.155 -168, 2017. Available at: http://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/17511321.2016.1210207.
ZIMMERMANN, Ana C.; SAURA, Soraia Chung. Corpo e espanto na filosofia de Merleau-Ponty In: Merleau-Ponty e a Educação Física. São Paulo: Liber Arts, v.1, p. 119-132, 2019.
ZIMMERMANN, Ana; ANDRIEU, Bernard. Body ecology and emersive exploration of self: The case of extreme adventurers. Sport, Ethics and Philosophy, v. 15, n. 4, p. 481-494, 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta revista eletrônica oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público, contribuindo assim para a democratização do conhecimento.