Entrevista com o professor Guilherme Pessoa Júnior sobre Práticas Corporais e Esporte nas Aldeias da região tocantina

Autores

  • Fabio José Cardias Gomes Universidade Federal do Maranhão (Imperatriz)
  • Guilherme Pessoa Júnior Universidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão

Palavras-chave:

Professor Guilherme Pessoa, Práticas corporais indígenas, Região tocantina

Resumo

Entrevista realizada em vinte e cinco de junho de dois mil e vinte e três (25/06/2023) com um profissional e professor de Educação Física com uma experiência de mais de quarenta anos nas aldeias dos povos indígenas da região tocantina, próximas aos rios Tocantins e Araguaia. A entrevista de meia hora permitiu registrar nuances marcantes, como: a prática da corrida de tora desde os anos 80, o futebol indígena existir antes do futebol moderno e sua prática com bola de látex da mangaba, a condição de serem bons nadadores mesmo tendo sido violentamente retirados de territórios beira-rio, quando eram pescadores. A vivência de mais de 44 anos de indigenista e amante dos esportes indígenas dos povos da sua região nos ensina que ainda há muito a se conhecer, estudar e pesquisar sobre o tema desse dossiê: o esporte entre as etnias diversas e suas mais variadas práticas corporais.   

Biografia do Autor

  • Fabio José Cardias Gomes, Universidade Federal do Maranhão (Imperatriz)

    Possui graduação em Psicologia pela UFPA (2001), mestrado em Saúde e Ciências do Esporte pela Tsukuba University/Japão e doutorado em Educação pela USP (2012). Atualmente é professor associado na graduação e pós-graduação da UFMA (2010-ativo), tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em educação, saúde mental, esporte e jogos tradicionais, atuando principalmente nos seguintes temas: artes marciais, preparação psicológica clínica, psicologia junguiana e etnografia (etnosaberes, etnoesporte) dos mitos, ritos, práticas corporais e a construção da pessoa-corpo-território entre povos indígenas e comunidades tradicionais, populares e cabocas na Amazônia.

  • Guilherme Pessoa Júnior, Universidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão

    Licenciado em Educação Física pela Universidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão (UNISULMA), em 2008. Pós-graduação em Treinamento Desportivo na Universidade Almeida Vieira, em 2010. Pós-graduação em Acupuntura - Medicina Tradicional Chinesa, pelo Instituto Oriental de Curitiba, em 2012-2014. Criou o comitê Maranhense de Defesa das Causas Indígenas, em 2015, que realiza em vigor o Projeto hortas e pomares nas aldeias do Maranhão, o curso de Agroecologia em parceria com a ONG. Faça Parte, desde 2019, a ação Florestaço: eu plantei eu faço! em parceria com a Associação Paraense de Agroflorestaço nas aldeias do Maranhão, 2025. Especialista em natação de 8 as 14 anos e equipes de alto rendimento, de 1992 a 2025.

Downloads

Publicado

2025-05-22