O Brasil desde Guarulhos
notas sobre a Geografia de uma rede escolar municipal e a configuração de um formato de escola e do exercício da docência
Palavras-chave:
Geografia , escola pública, docência, Estado, norma cultaResumo
O objetivo desse artigo é reconhecer e problematizar a localização e distribuição das escolas em Guarulhos- SP. É um olhar mais de perto sobre um processo que envolve as escolas espalhadas pelo município, ponderando, com um olhar mais de longe, sobre a dimensão geográfica das dinâmicas do Estado e suas determinações no âmbito da formação social brasileira. Para tanto, foi feito um diálogo teórico metodológico no intuito de pensar geograficamente o Brasil a partir do estudo da escola. A interpretação da escola pública como instrumento de mediação do Estado junto as populações mais pobres constitue-se em uma referência para a permanente construção do significado de Brasil. A compreensão dos nexos entre a gestão do território e a produção uma norma culta nos moldes da Base Nacional Curricular Comum (BNCC), a qual, por sua vez determinam, um formato para o exercício da docência, é a chave dessa proposta.
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