O Brasil desde Guarulhos

notas sobre a Geografia de uma rede escolar municipal e a configuração de um formato de escola e do exercício da docência

Autores

Palavras-chave:

Geografia , escola pública, docência, Estado, norma culta

Resumo

O objetivo desse artigo é reconhecer e problematizar a localização e distribuição das escolas em Guarulhos- SP. É um olhar mais de perto sobre um processo que envolve as escolas espalhadas pelo município, ponderando, com um olhar mais de longe, sobre a dimensão geográfica das dinâmicas do Estado e suas determinações no âmbito da formação social brasileira. Para tanto, foi feito um diálogo teórico metodológico no intuito de pensar geograficamente o Brasil a partir do estudo da escola. A interpretação da escola pública como instrumento de mediação do Estado junto as populações mais pobres constitue-se em uma referência para a permanente construção do significado de Brasil. A compreensão dos nexos entre a gestão do território e a produção uma norma culta nos moldes da Base Nacional Curricular Comum (BNCC), a qual, por sua vez determinam, um formato para o exercício da docência, é a chave dessa proposta.

Biografia do Autor

  • Jorge Luiz Barcellos da Silva, Universidade Federal de São Paulo

    Licenciado em Geografia - UFRGS, Mestre em Geografia Humana - USP e Doutor em Ciências Sociais - PUCSP. Professor Associado no Departamento de Educação e Programa de Pós-Graduação em Educação UNIFESP. Interesses de pesquisa: Epistemologia da Geografia, Ensino de Geografia, Escola pública, Formação de Professores de Geografia e Práticas Pedagógicas.

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Publicado

2024-12-18

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Artigos