Cartilha Popular
uma Proposta de Gênero Discursivo a Partir da Ciência Popular
Palavras-chave:
Cartilha popular, Gênero discursivo, Ciência popular, Pesquisa-ação-participativaResumo
Objetiva-se apresentar a possibilidade de se pensar em uma nova proposta de gênero discursivo: a cartilha popular, a partir de reflexões decorrentes do processo de elaboração da cartilha Cooperativismo: questões fundamentais. Este material é resultado da pesquisa-ação-participativa praticada na interface universidade-território, estabelecendo uma cooperação entre o programa Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação - NAPI Alimento e Território, e a União de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária – UNICAFES-PR. Para dita construção, o texto foi dividido em três momentos: a) entender a cartilha popular como gênero discursivo, o que significou pensar seu conteúdo temático; b) ressignificar o popular como categoria de transformação, e não como uma condição comunitária inferiorizada ou negligenciada; c) refletir sobre o estilo e conteúdo na produção discursiva da cartilha popular. Resultando numa proposta de (co)criação de interlocução muito mais horizontal e dialógica com as necessidades dos sujeitos e os objetivos de (in)formação aqui propostos.
Referências
ACHARD-BAYLE, G.; PAVEAU, M-A. Linguística popular-a linguística ‘fora do templo’: Definição, geografia e dimensões. Fórum Linguístico, v. 16, n. 4, p. 4257-4270. 2019.
BACELAR, B. M. F.; PINHEIRO, T. S. M.; LEAL, M. F.; PAZ, Y. M.; LIMA, A. S. T.; ALBUQUERQUE, C. G.; EL-DEIR, S. Metodologia para elaboração de cartilhas em projetos de educação ambiental em micro e pequenas empresas. Recife (PE): Jepex, 2009.
BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. 10.ed. São Paulo: Huditec, 1997.
BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: ___. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BRAIT, B. (org.). Bakhtin: conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2005.
CAPELLI, C. ; NUNES, V.; OLIVEIRA, R. Transparência e transformação digital: o uso da técnica da linguagem simples. Sociedade Brasileira de Computação, 2021.
CELUPPI, D.; RUIZ, M. S. Cooperativismo: questões fundamentais. 2023. (Em publicação)
CICHOSKI, P.; RUBIM-OLIVEIRA, M.; CORONA, H. M. P. IAP e diálogos de saberes: sentipensando experiências socioambientais no Lugar. Geographia Opportuno Tempore, v.9, n.2, Dossiê Metodologias Qualitativas de Pesquisa e/ou Ação, 2023.
DUSSEL, E. Hacia un Marx desconocido. Un comentario de los Manuscritos del 61-63. Ciudad de México: Siglo XXI, 1988.
FARACO, C. A. Linguagem & Diálogo: as ideias linguísticas do círculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
PIZZANI, A.; RIOLO, V. A multimodalidade contribuindo e influenciando no processo de letramento do gênero cartilha. Cadernos do Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos, v. XVII, n. 01, Rio de Janeiro: CiFEFiL, 2013.
SALCIDO, R; SANDOVAL, R. El problema y el sujeto en la investigación: Metodología y epistemología crítica. Guadalajara: Universidad de Guadalajara, Centro Universitario de Ciencias Sociales y Humanidades, 2016.
SAQUET, M. A. Singularidades - um manifesto a favor da ciência territorial popular feita na práxis descolonial e contra-hegemônica. Rio de Janeiro: Consequência Editora, 2022.
ZANCO, A.; CORBARI, F.; ALVES, A. F. Conexão entre agricultura familiar e cooperativismo. In: Revista Orbis Latina, v.9, n.1, Foz do Iguaçu/PR, jan./jun. 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta revista eletrônica oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público, contribuindo assim para a democratização do conhecimento.