A Investigação-Ação-Participativa, instrumento de transformação social

contribuições de Orlando Fals Borda e Paulo Freire

Autores

Palavras-chave:

Investigação-Ação-Participativa, Orlando Fals Borda, Paulo Freire, Transformação Social, Saber Popular

Resumo

O artigo intitulado A investigação-ação-participativa, instrumento de transformação social: contribuições de Orlando Fals Borda e Paulo Freire, foi inicialmente apresentado como capítulo da tese de doutorado institulada Práxis territorial e contra-hegemônica: uma experiência em investigação-ação-participativa no Quilombo Bom Sucesso dos Negros – Mata Roma-MA, junto ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Na mesma, tomamos por marco teórico-metodológico a Investigación-Acción-Participativa (IAP), das obras de Fals Borda e Paulo Freire, precursores do pensamento social crítico na América Latina. Realizamos uma leitura sistemática, mediante revisão bibliográfica dos autores e comentadores mais importantes, ressaltando os pontos pertinentes e convergentes presentes nas obras. Nesse sentido, temos por objetivo apresentar a IAP como importante mecanismo de ação política ancorado no elo entre o saber popular e o saber científico, de valorização da sabedoria popular e avessa aos métodos e técnicas convencionais, que tornam o grupo investigado apenas como objeto de pesquisa.

Biografia do Autor

  • Luís Fabiano de Aguiar Silva, Rede Estadual de Educação do Maranhão

    Doutor em Geografia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná-UNICENTRO (2019-2022). Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Piauí-UFPI, biênio (2015-2017).Especialista em Ensino da Geografia-UFMA (2008). Graduado em Geografia Licenciatura Plena pela Universidade Federal do Maranhão-UFMA (2007).  Atualmente é professor na Rede Pública Estadual - SEEDUC-MA e Municipal - SEMED em Chapadinha-MA. Membro do MEIO-NORTE - Grupo de Estudos e Pesquisas Geográficos e Interdisciplinares (UFMA). Coordenador de Educação Ambiental da SEMED em Chapadinha-MA. Desenvolve pesquisas relacionadas a Geografia Humana e Ensino de Geografia. Ensino de Geografia na Educação de Jovens e Adultos-EJA e Representações Sociais, Ensino de Geografia e Gestão de Recursos Hídricos, Metodologia para o Ensino de Geografia e Formação de Professores, Geografia Colaborativa e Investigação-Ação-Participativa (IAP). Abordagem Territorial na Geografia Escolar e Educação Ambiental.

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Publicado

2024-07-19