Turismo literário
Leodegária de Jesus na Cidade de Goiás
Palavras-chave:
Turismo Literário, Patrimônio, Roteiro Turístico, Mapa AfetivoResumo
O artigo aborda a relação entre turismo, poesia e literatura em cidades históricas, com foco na antiga capital de Goiás. Destaca-se a importância de conhecer a produção literária de escritores locais, como Leodegária de Jesus, a primeira mulher a publicar poemas no estado. A criação de um roteiro turístico literário para valorizar a memória de Leodegária é proposta, com a elaboração de um mapa afetivo para guiar os turistas. O projeto surgiu a partir da experiência na Livraria Leodegária e de um projeto de iniciação científica sobre a representação da mulher na literatura ocidental. A valorização da literatura local é vista como um aspecto importante do turismo em cidades históricas, e a proposta do roteiro turístico literário busca contribuir para a divulgação da cultura e da história da região, assim como para o desenvolvimento econômico e turístico local.
Referências
BOSI, Alfredo. O ser e o tempo da poesia. Ed. da Universidade de São Paulo, 1977.
CANDIDO, Antônio. O estudo analítico do poema. São Paulo: Humanitas Publicações / FFLCH/USP, 1996.
DENÓFRIO, Darcy França. Hidrografia Lírica de Goiás I. Goiânia: Ed. da UFG, 1996.
DENÓFRIO, Darcy França. (Org.). Lavra dos Goiases III. Goiânia: Cânone Editorial, 2001.
FRANÇA, Basileu Toledo. Leodegária de Jesus. Vera Cruz, 1996.
______. Poesia: Leodegária de Jesus. Goiânia: Kelps, 1996.
GOMES, L. C. et al. Estudo Sobre a Temática do Lazer nos Cursos de Graduação em Turismo de Belo Horizonte, Minas Gerais. Semintur, julho de 2010.
JESUS, Leodegária de. Orchideas. São Paulo: Adm. da “Ave Maria”, 1928.
KÖHLER, A. F. Turismo cultural: principais tipos segundo a motivação dos turistas. Revista Ateliê do Turismo, v. 3, n. 1. p.8-30, Campo Grande, jan-jul 2019.
MELO, R. A. (2017). Turismo em espaços de tragédias e mortes: o turismo sombrio em análise. Revista Espaço Acadêmico, 19(229), 87-95.
SIQUEIRA, Ebe. Leodegária de Jesus: um pássaro com espinho na garganta. Leitura em revista, nº 16, p. 65 - 82. abril de 2020.
TELES, Gilberto Mendonça. A poesia em Goiás. 2. ed. Goiânia: Ed. da UFG, 1983.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta revista eletrônica oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público, contribuindo assim para a democratização do conhecimento.