A Geografia da Educação no Campo na Mesorregião Sul do Estado do Amapá
Palavras-chave:
Escolas no campo, Educação no campo, AmapáResumo
Este estudo busca analisar a dinâmica do funcionamento das escolas no campo na mesorregião sul do Amapá em face das ações do Estado e dos grandes projetos econômicos que se instalaram. Para isso, foram utilizados os Microdados do Censo Escolar do INEP no período de 1999 a 2019. Os dados revelam que, em 1999, a mesorregião sul do estado do Amapá possuía um total de 304 escolas em funcionamento, número que aumentou para 345 em 2019. Apesar desse aumento, não houve uma política efetiva de abertura de novas unidades escolares. O crescimento no número de escolas deve-se à compensação realizada pelas empresas de mineração e de energia elétrica pelos impactos ambientais e sociais causados. Essas empresas, para continuar a exploração dos territórios, fornecem serviços que são de direito das comunidades, mas que historicamente têm sido negados pelo poder público. Assim, os povos do campo, continuam sofrendo com a ausência de políticas públicas, incluindo a educação.
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