REVISTA “ARTICULANDO E CONSTRUINDO SABERES”: PESQUISADORES INDÍGENAS E DIÁLOGOS INTERCULTURAIS NA CONSTRUÇÃO DE REFERÊNCIAS PLURIEPISTÊMICAS

Autores

  • Tâmara Neiva Costa Manrique
  • Thalia da Costa Carvalho
  • Thaynara Mariana do Nascimento

DOI:

https://doi.org/10.31668/rt.v12i01.14177

Resumo

O presente artigo discute a importância da Revista "Articulando e Construindo Saberes", publicada pelo Núcleo Takinahaky de Formação Superior Indígena da Universidade Federal de Goiás. A Revista proporciona espaço para estudantes e pesquisadores indígenas publicarem seus trabalhos e compartilharem suas perspectivas, conhecimentos e vivências. A publicação abrange diversas áreas do conhecimento, refletindo a riqueza e a pluralidade das culturas dos povos originários. A Revista desempenha importante papel na visibilidade dos saberes indígenas, combatendo estereótipos e promovendo diálogos interculturais. Além disso, estabelece pontes entre os conhecimentos tradicionais com o pensamento ocidental, enriquecendo ambas as perspectivas. O artigo também aborda o impacto do colonialismo e da modernidade nos grupos tradicionais e destaca a presença de professores e pesquisadores indígenas como uma forma de posicionamento e resistência epistêmica. A análise incluirá uma reflexão crítica sobre o tema, utilizando artigos selecionados de diferentes edições da revista para ilustrar a diversidade cultural e os temas abordados pelos povos indígenas.

Referências

nada

Downloads

Publicado

2023-06-30