TERRITORIALIDADES AMAZÔNICAS: PARA UMA EQUIDADE PLURIEPISTÊMICA E NEUROCIENTÍFICA EM IA – INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Autores

  • Maria Angelita da Silva Universidade Federal do Amazonas
  • Nerli Nonato Ribeiro Mori, Paraná Programa de Pós-graduação em Educação e do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva - UEM https://orcid.org/0000-0002-6798-5225
  • Wanderlania Samias Garcia, Amazônas Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.31668/rt.v12i01.14146

Resumo

Como parte da cultura material, a Inteligência Artificial é “coisa” com a qual lidamos e nos identificamos. Contudo na contemporaneidade nossa relação com as coisas tende a uma cisão em que as IAs se tornam um duplo que tende a nos esvaziar e substituir, quanto maior for o nosso apego a uma episteme que nos dá uma visão monolítica das coisas em que não percebemos nossos erros. A saída é adotar uma postura pluriepistêmica na criação das IAs, de forma a preservar o diálogo necessário à resolução dos problemas contemporâneos.  

Referências

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BBC NEW Brasil publicou em abril/2023 uma extensa reportagem sobre as crianças sobredotadas no México e o programa diferenciado do CEDAT, bem como as experiências de vários alunos neste sistema diferenciado único no país.

Pode ler a reportagem em: https://www.bbc.com/mundo/noticias-65248418.

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Publicado

2023-06-30