Territórios dos saberes e a construção de identidades das crianças indígenas Negarotê por meio do jogo
Palavras-chave:
Criança indígena, Infância, Identidade, Território do jogo, Cultura do brincarResumo
Este trabalho discorre sobre as diferentes manifestações do jogo na construção da identidade da criança indígena Negarotê, suas brincadeiras, sua subjetividade e seus territórios de saberes. São nestas inter-relações com outros que elas vão reafirmando aquilo que são, seu modo de ser e estar na comunidade a qual estão inseridas. Neste sentido este trabalho tem por objetivo descrever como os territórios dos saberes da criança indígena e como estes saberes contribuem para a sua reafirmação identitária, além de dialogar sobre os conceitos de identidade, com autores que perpassam pelas áreas da sociologia e da antropologia, que trazem características e fatores como a cultura, a história, o local e a linguagem utilizada, que são importantes elementos para conceituar a identidade, para o grupo social ao qual estão inseridos os indígenas Negarotê, no qual compartilham importantes elementos que fortalecem os seus traços identitários.
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