Territórios dos saberes e a construção de identidades das crianças indígenas Negarotê por meio do jogo

Autores

Palavras-chave:

Criança indígena, Infância, Identidade, Território do jogo, Cultura do brincar

Resumo

Este trabalho discorre sobre as diferentes manifestações do jogo na construção da identidade da criança indígena Negarotê, suas brincadeiras, sua subjetividade e seus territórios de saberes. São nestas inter-relações com outros que elas vão reafirmando aquilo que são, seu modo de ser e estar na comunidade a qual estão inseridas. Neste sentido este trabalho tem por objetivo descrever como os territórios dos saberes da criança indígena e como estes saberes contribuem para a sua reafirmação identitária, além de dialogar sobre os conceitos de identidade, com autores que perpassam pelas áreas da sociologia e da antropologia, que trazem características e fatores como a cultura, a história, o local e a linguagem utilizada, que são importantes elementos para conceituar a identidade, para o grupo social ao qual estão inseridos os indígenas Negarotê, no qual compartilham importantes elementos que fortalecem os seus traços identitários.

 

Biografia do Autor

  • Edimar da Rocha, Universidade do Estado de Mato Grosso

    Bacharel em Direito - FCARP. Mestre em Educação- UNEMAT (2023), Graduação em Licenciatura Em Educação Física pela Faculdade Católica Rainha da Paz de Araputanga-FCARP (2015). Especialização lato sensu em Educação Física e Esportes: métodos contemporâneos de ensino, FCARP (2016). Especialização lato sensu em Treinamento Desportivo UNIASSELVI (2020). Coordenador Pedagógico do Colégio Salesiano Padre José de Anchieta de Araputanga/MT. Coordenador do Curso de Graduação em Educação Física e Docente na Faculdade Católica Rainha da Paz - FCARP de Araputanga/MT.

  • Alceu Zoia, Universidade do Estado de Mato Grosso

    Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2009), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2000), graduação em Filosofia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1990). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado de Mato Grosso, atuando em diversos cursos e é professor do Programa de Pós-Graduação - PPGEDU/UNEMAT orientando na Linha de Pesquisa Educação e Diversidade, também atuo como professor permanente do PPGECII - Programa de Pós-Graduação em Contexto Intercultural Indígena.

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Publicado

2025-05-22