O ENSINO DE CARTOGRAFIA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA REALIDADE POSSÍVEL

  • Beatriz do Carmo Muniz Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), Unidade Universitária de Anápolis - CSEH
  • Kesia Rodrigues dos Santos Doutora em Geografia pela Universidade de Campinas (UNICAMP-SP) e Docente do Curso de Geografia da Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Anápolis - CSEH

Resumo

RESUMO: O presente artigo aborda o ensino de Geografia nas séries inicias e tem como foco principal a Cartografia. Para realização do mesmo, ocorreram observações em uma instituição da rede municipal em uma turma de terceiro ano do Ensino Fundamental, na cidade de Anápolis-GO, com a finalidade de pesquisar se a Cartografia estava presente na sala de aula e como era a relação do pedagogo com esse conteúdo. Este trabalho de cunho qualitativo apresenta os resultados desse estudo de caso, além da pesquisa em campo realizou-se pesquisa bibliográfica e análise de documentos oficiais. Foram analisadas as diretrizes para o ensino de Geografia/Cartografia nas séries iniciais do Ensino Fundamental, a matriz curricular utilizada pelo Município de Anápolis. Como resultado, foi possível verificar que a cartografia está presente nas aulas e os resultados superaram as expectativas.

PALAVRAS-CHAVE: Geografia; Ensino; Cartografia; Séries iniciais.

Referências

não
Publicado
2020-08-06
Seção
Artigos