(Artigo Original Traduzido) DA HISTÓRIA AOS QUADRINHOS: CEUTA PORTUGUESA

Autores

  • Gabriel Fernandez Ahumada Consejería de Educación y Cultura. Ciudad Autónoma de Ceuta.

Palavras-chave:

Educação patrimonial, quadrinhos, história, Ceuta, Portugal.

Resumo

O presente artigo pretende apresentar a experiência que resultou da elaboração e prática do caderno de atividades "Ceuta portuguesa". Ele publicou-se em 2013 para acompanhar o guia educativo do mesmo nome, dando corpo ao primeiro projeto educacional desenhado a nível institucional em Ceuta (Espanha), intitulado "Ceuta te ensina/mostra". Oprincípioque orientou todo o trabalho foi o de cidade educadora e toda a intervenção se articulou em torno ao patrimônio histórico como forma de encontrar um equilíbrio entre o plano nacional de ensino e as particularidades de uma sociedade multicultural e pluriétnica como a de Ceuta.      Para o efeito, expõem-se os principais objetivos deste projeto e também a maneira em como se executou através de um caderno em quadrinhos que serviu de recurso didático para entender o passado e o presente. Foi pela experiência e vivência da cidade de Ceuta que os jovens a quem foi entregue um desses cadernos puderam realizar as suas propostas no espaço urbano e os resultados obtidos superaram em grande medida o prognóstico inicial. Tudo isso justifica o interesse deste caso particular.

Biografia do Autor

  • Gabriel Fernandez Ahumada, Consejería de Educación y Cultura. Ciudad Autónoma de Ceuta.

    Mestre em Educação Patrimonial

    Facultad de Humanidades de Ceuta, Universidad de Granada

    Consejería de Educación y Cultura da Ciudad Autónoma de Ceuta

Downloads

Publicado

2016-10-11

Edição

Seção

DOSSIÊ HISTÓRIA EM QUADRINHOS

Como Citar

(Artigo Original Traduzido) DA HISTÓRIA AOS QUADRINHOS: CEUTA PORTUGUESA. Revista Temporis[ação] (ISSN 2317-5516), [S. l.], v. 16, n. 2, p. 13–40, 2016. Disponível em: //www.revista.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/5202.. Acesso em: 14 ago. 2025.