HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E MÉTODOS DE ANÁLISE

  • Nildo Viana Faculdade de Ciências Sociais - Universidade Federal de Goiás
Palavras-chave: Histórias em quadrinhos, método, método dialético, semiótica, análise circular

Resumo

As histórias em quadrinhos são analisadas por distintos métodos. Alguns dos métodos mais utilizados são a semiótica e a análise circular. Em ambos os casos existem sugestões interessantes e pontos problemáticos. Uma terceira opção, entre outras, é a análise dialética. Este caminho metodológico possui alguns recursos interessantes e que se diferenciam dos dois anteriores, embora possa englobar alguns aspectos das demais formas de análise. Uma breve comparação entre as três formas de análise ajuda a compreender as semelhanças e diferenças entre elas. O uso do método dialético na análise das histórias em quadrinhos aponta para três aspectos essenciais: totalidade, historicidade, determinação fundamental. O corpus de estudo deve ser compreendido, nessa abordagem, como uma totalidade inserida em outra totalidade mais ampla. Também deve ser considerada uma totalidade constituída, por uma determinação fundamental e outras múltiplas determinações, o que também demonstra sua historicidade, sendo produto social e histórico. É nesse contexto que a diferença com as demais abordagens emerge, pois estes elementos ficam ausentes no processo analítico semiótico e circular. A análise circular trabalha com relações mecânicas de homologia e a análise semiótica fica no nível formal. A análise dialética, por conseguinte, pode integrar essas duas formas analíticas e propiciar um recurso metodológico mais amplo para o processo analítico das histórias em quadrinhos.

Biografia do Autor

Nildo Viana, Faculdade de Ciências Sociais - Universidade Federal de Goiás
Professor da Faculdade de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Goiás (UFG) e Doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB); Pós-Doutor pela Universidade de São Paulo (USP).
Publicado
2016-10-11
Como Citar
VIANA, N. HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E MÉTODOS DE ANÁLISE. Revista Temporis[ação] (ISSN 2317-5516), v. 16, n. 2, p. 41-60, 11 out. 2016.
Seção
DOSSIÊ HISTÓRIA EM QUADRINHOS