PRODUÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: A QUÍMICA EM FOCO

  • Karina Omuro Lupetti Universidade Federal de São Carlos
  • Adriana Yumi Iwata Universidade Federal de São Carlos
Palavras-chave: Alfabetização científica, Divulgação científica, Histórias em quadrinhos.

Resumo

A pesquisa apresentada, de caráter qualitativo, apresentou e analisou o processo de alfabetização científica por meio da produção de Histórias em Quadrinhos (HQs) em uma disciplina realizada na Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, envolvendo alunos de graduação. Faz-se necessário promover a alfabetização científica ao considerar a indiferença da maior parte do público sobre a ciência, vista como distante de seu cotidiano e restrita aos cientistas e pesquisadores. Além disso, há a preocupação social envolvida neste processo, relacionando ciência, tecnologia e sociedade. Escolheram-se as HQs como ponto principal do trabalho devido as suas características, que permitem a utilização de texto e imagem para transmitir uma informação ou mensagem. Com o objetivo de promover a alfabetização científica dos alunos e difundir a prática da divulgação científica por meio das HQs, foram elaboradas aulas e oficinas com temas relacionados à química, que variaram desde uma oficina de experimentos a visitas técnicas em laboratórios de pesquisa. Além disso, foram realizadas aulas de desenho e histórias em quadrinhos, de forma a demonstrar técnicas e conceitos relacionados. Ao final das atividades, os alunos elaboraram uma HQ para divulgação da química. Os resultados obtidos na pesquisa permitem evidenciar que o processo de alfabetização científica foi alcançado e demostra o potencial que as HQs possuem para ser utilizada na divulgação de ciências, contribuindo para ampliar as práticas nessa área.

Biografia do Autor

Karina Omuro Lupetti, Universidade Federal de São Carlos
Educadora do Centro de Pesquisa, Inovação e Educação em Materiais Vítreos da Universidade Federal de São Carlos, pesquisa e ações em divulgação científica, educação não-formal, orientação de doutorado, mestrado acadêmico e profissional de ensino de Química do Programa de Pós-Graduação em Química-UFSCar.
Adriana Yumi Iwata, Universidade Federal de São Carlos
Possui graduação em Bacharelado em Química Tecnológica e mestrado em Química, área de Ensino em Química, pela Universidade Federal de São Carlos (2012). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Ensino de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: alfabetização científica, mangá, divulgação científica e histórias em quadrinhos
Publicado
2016-10-11
Como Citar
LUPETTI, K.; IWATA, A. PRODUÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: A QUÍMICA EM FOCO. Revista Temporis[ação] (ISSN 2317-5516), v. 16, n. 2, p. 265-288, 11 out. 2016.
Seção
DOSSIÊ HISTÓRIA EM QUADRINHOS