NOVO NÚMERO DA REVISTA TEMPORIS[ÇÃO] É VOLTADO À EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

2019-04-05

A Revista Temporis[ação] traz, nesta edição, o dossiê *Educação Matemática: desafios contemporâneos* organizado pelxs editorxs convidadxs Profa. Dra. Ana Paula Purcina Baumann e Prof. Dr. Luciano Feliciano Lima. É formado por onze artigos e dois relatos de experiência que tematizam a história da educação matemática; a história da matemática; o estágio na formação de professores de matemática; clube de matemática como contribuição à aprendizagem da docência; formação inicial e conhecimento matemático de conteúdos do ensino médio; grupos de estudos e suas potencialidades na formação continuada de professores de matemática; a problematização do ensino da matemática para a formação de sujeitos críticos; a etnomatemática (concepções sobre cultura e comércio de professores indígenas em formação inicial); educação matemática e inclusão; a importância da leitura para a aprendizagem da matemática; jogos educativos e diálogos entre literatura e geometria, dentre outros escopos. Mais uma vez, a Revista Temporis[ação] (re)afirma sua opção pelas confluências disciplinares desta vez expandindo a fronteira do conhecimento rumo ao pensamento matemático e muitos de seus desdobramentos, principalmente, aqueles relacionados à formação de professorxs e ao ensino e à aprendizagem da matemática. Agradecemos xs autorxs, pareceristas e, principalmente, xs editorxs convidadxs pelo trabalho criterioso e generoso. Apresentamos nossas desculpas pelo atraso na publicação do presente número. O contexto atual tem impactado severamente o trabalho de editoração e a sobrevivência dos periódicos científicos em nosso espaço institucional e estadual, em particular. A opção e a luta cotidiana pela produção e socialização do conhecimento mostram-se mais do que nunca como uma ação política no mundo, socialmente justa e democrática.

 

Confira os trabalhos publicados https://bit.ly/2G2T8hN ou baixe diretamente os textos da presente edição clicando em seus títulos abaixo.

 

E fique ligado nos prazos do próximo dossiê *Africanidades Brasileiras: trajetórias em construção*, organizado pelos Doutores Vinicius Gomes de Aguiar (UFT) e Dr. André Luiz de Souza Filgueira (UnB/UEG/UFPA). Receberemos trabalhos até *30/04/2019*!

 

TEXTOS DO DOSSIÊ *EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS*

 

AS CONTRIBUIÇÕES DE JOHN DEWEY PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA BRASILEIRA NA DÉCADA DE 1930/1940

              Janaína Mendes Pereira da SILVA, Geraldo Eustáquio MOREIRA

Link à https://bit.ly/2D2UhnA

 

O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA NO INTERIOR DO ESTADO DE GOIÁS

               Ana Carolina Evangelista de SOUSA, Roseli Araujo BARROS

Link à  https://bit.ly/2uQlTrs

 

FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA O CLUBE DE MATEMÁTICA COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA

               Roberto Barcelos SOUZA, Maria Marta da SILVA

Link à https://bit.ly/2Unw2Ll

 

GRUPO DE ESTUDOS E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS CONTRIBUINDO PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

               Roger Ruben Huaman HUANCA, Marcos Antônio Petrucci de ASSIS

Link à  https://bit.ly/2UkHU0z

 

O TEMA CONTEXTUAL “CULTURA E COMÉRCIO” NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS À LUZ DA ETNOMATEMÁTICA

               Matheus Moreira da SILVA, José Pedro Machado RIBEIRO, Rogério FERREIRA

Link à  https://bit.ly/2UijV2k

 

ALFABETIZAÇÃO E CICLO DE APRENDIZAGEM COMPREENSÕES DIALOGADAS

              Luciane Ferreira MOCROSKY, Salete Pereira ANDRADE

Link à  https://bit.ly/2G2hDvg

 

O DESAFIO DA INCLUSÃO DE ALUNOS COM NEE EM AULAS DE MATEMÁTICA EM UMA ESCOLA DO ENSINO FUNDAMENTAL DO DISTRITO FEDERAL

              Andreza Fiorini Perez RIVERA, Geraldo Eustáquio MOREIRA

Link à  https://bit.ly/2WM1PlT

 

HISTÓRIA DA MATEMÁTICA PRESCRITA EM DOCUMENTOS CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: RELAÇÕES COM A HUMANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO

               Suélen Rita Andrade MACHADO, Lucieli Maria TRIVIZOLI

Link à  https://bit.ly/2G4L14i

 

A RELAÇÃO DOS FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA COM O ENSINO DOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS DO ENSINO MÉDIO

                Elenilton Vieira GODOY, Elisângela de CAMPOS

Link à  https://bit.ly/2ORDHvy

 

DAS CONCEPÇÕES DE LEITURA E SUAS IMPLICAÇÕES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA  

                Daniel Oliveira Silva RODRIGUES

Link à  https://bit.ly/2UiGxj3

 

CRIAÇÃO, APLICAÇÃO E REFLEXÃO SOBRE UM JOGO EDUCATIVO UM RELATO DE PRÁTICA

                Rafael Rix GERONIMO

Link à  https://bit.ly/2OQZ7sF

 

LITERATURA E GEOMETRIA NOS CURSOS DE FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA UMA CONEXÃO POSSÍVEL

              Kênia BOMTEMPO, Márcia FRIEDRICH, Ronaldo Elias BORGES

Link à  https://bit.ly/2UkIXxx