“CONTROLE SOCIAL” NO PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR: REVISITANDO O MARCO REGULATÓRIO

Autores/as

  • Florentina Oliveira Machado CEDESS - UNIFESP
  • Paulete Goldenberg CEDESS - UNIFESP

Palabras clave:

1. Controle Social, 2. Cidadania Ativa, 3. Participação popular

Resumen

O artigo tem como propósito tecer considerações sobre o modelo do controle social exercido pelo Conselho de Alimentação Escolar, no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE. Compondo um contexto maior de pesquisa, o presente segmento se circunscreve à consideração da base legal. Adotando uma abordagem qualitativa, os procedimentos metodológicos se prenderam à análise de artigos de leis e normas levando em consideração a democracia sob os aspectos da soberania, cidadania, autonomia, participação e emancipação. Para tratamento e análise dos dados recorremos à técnica da “análise de conteúdo”. Os resultados revelam que a concepção do modelo atende aos princípios da cidadania ativa, mas apresenta inconsistências na sua estruturação favorecendo uma relação de dependência, conselheiro-gestor, que atrela os Conselhos ao Poder local. No contexto destas restrições, o estudo sinaliza para a necessidade de investigações envolvendo as práticas concretas de controle social, na perspectiva da avaliação do cumprimento da cidadania ativa.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Florentina Oliveira Machado, CEDESS - UNIFESP

    Economista. Especialista em Administração Pública.Mestre em Ensino em Ciências da Saúde. Gerente de Faturamento, Arrecadação e Cobrança da Imprensa Nacional/Casa Civil/Presidência da República.

  • Paulete Goldenberg, CEDESS - UNIFESP

    Socióloga. Doutora em Saúde Pública pela FSP-USP. Docente do programa de Pós Graduação em Ensino Superior em Saúde do CEDESS-UNIFESP.

Archivos adicionales

Publicado

2015-02-25

Número

Sección

Humanidades

Cómo citar

“CONTROLE SOCIAL” NO PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR: REVISITANDO O MARCO REGULATÓRIO. Revista Sapiência: sociedade, saberes e práticas educacionais (2238-3565), [S. l.], v. 3, n. 2, p. 76–94, 2015. Disponível em: https://www.revista.ueg.br/index.php/sapiencia/article/view/2807. Acesso em: 28 abr. 2026.