Os muitos rostos da Casa do Sol:

Um olhar sobre a morada Hilda Hilst

Authors

  • Anne Louise Dias Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.31668/revsap.v13i2.14931

Abstract

Ler o trabalho poético e em prosa da escritora Hilda Hilst (1930-2004) parece tomar forma de um passeio pelos corredores de uma biblioteca. Assim também se compõe a Casa do Sol, sua última morada, cujas paredes e móveis são ornados por fotos e imagens de seus escritores e escritoras de preferência. Nesse sentido, a partir da intersecção entre os pensamentos de Roland Barthes, Jean-Luc Nancy e Georges Didi-Huberman, essa pesquisa pretende analisar as fotografias desses rostos dentro dos muros da Casa do Sol, entendendo-as não como objetos decorativos, mas verdadeiras presenças que compõem um viver junto hilstiano, um desejo absoluto de estar em meio aos escritores. As reflexões de Luis Alberto Brandão acerca das teorias do espaço também nos ajudarão a compreender a Casa do Sol como espaço último de concomitância dos seres.

Author Biography

  • Anne Louise Dias, Universidade de Brasília - UnB

    Professora Adjunta pelo Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (LET/UnB) e Doutora em Literatura e Práticas Sociais pela Universidade de Brasília. Este artigo compõe, em partes, capítulo da tese desenvolvida no âmbito do programa de Pós-Graduação em Literatura da UnB.

Published

2024-04-21

Issue

Section

Estudos Hilstianos - novos diálogos

How to Cite

Os muitos rostos da Casa do Sol:: Um olhar sobre a morada Hilda Hilst. Revista Sapiência: sociedade, saberes e práticas educacionais (2238-3565), [S. l.], v. 13, n. 2, p. 82–93, 2024. DOI: 10.31668/revsap.v13i2.14931. Disponível em: https://www.revista.ueg.br/index.php/sapiencia/article/view/14931. Acesso em: 15 apr. 2026.