O DEBATE SOBRE ESCALA GEOGRÁFICA À ESCOLARIZAÇÃO BÁSICA
Resumo
Resumo: Este texto trata da maneira como o ensino aprendizagem de escala geográfica tem sido pensado para a escolarização básica, assim como aponta possibilidades para que este ensino torne-se mais significativo ao aluno, na medida em que trata a escala geográfica como algo necessário para que se entenda o fenômeno/objeto geográfico em análise. O texto aponta para a categoria de lugar como um aspecto que pode auxiliar o professor a ensinar e o aluno a aprender, na medida em que este lugar não é entendido somente como o fisicamente próximo, mas o socialmente vivido pelo aluno e o grupo social a que pertence. No decorrer do texto é feito um paralelo entre escala cartográfica e geográfica porque se entende que, na medida em que a Geografia apropriou-se da cartografia enquanto linguagem e meio de demonstrar os fenômenos espaciais, acabou por confundir ambas as escalas.
Palavras chave: Escala geográfica. Escala cartográfica. Ensino de Geografia. Lugar.
Abstract: This text treats the way how the learning and teaching of the geographic scale have been thought for the basic schooling, as indicates possibilities for this teaching to be more meaningful for the student. For that it is needed to understand the geographic scale as something necessary for the phenomenon/geographic object in analysis. The text points the category of place as an aspect that may help the professor to teach and the student to learn, to the extent that this place is not understood only as physically the next but socially lived for the student and the social group which he belongs to. In the text it is made a comparison between cartographic and geographic scales because it is understood that, over time the systematization of Geography, this catched hold of cartography while language and a way to demonstrate spatial phenomena, and eventually confused both scales.
Keywords: Geographic scale. Cartographic scale. Geography teaching. Place.
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