ESCOLA COMO ESPAÇO DO ACONTECER SOLIDÁRIO:

REFLEXÕES SOBRE O LUGAR

Autores

  • Denis Ricardo Carloto Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Helder Gomes Costa Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Resumo

Resumo: O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a escola como espaço do acontecer solidário. Para isso, foram realizadas reflexões sobre a categoria Lugar, a partir do referencial teórico da Geografia Nova de Milton Santos. Durante a pesquisa foram realizadas reflexões sobre o papel social da escola pública, sobre o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), e por fim, a aproximação da escola como lugar. Foram realizadas 16 entrevistas com estudantes que participaram das atividades do PIBID no Colégio Estadual Dr. Pedro Ludovico Teixeira, localizado na cidade de Porto Nacional/TO. Este trabalho possibilitou pensar a escola em uma perspectiva geográfica, resultando em reflexões sobre as transformações do mundo, da sociedade e consequentemente da escola. É possível pensar em uma escola que reflita além dos seus muros. Nesse trabalho defende-se uma escola mais humana, solidária e coletiva, capaz de transformar o futuro da nação, combatendo as desigualdades socioespaciais e respeitando as diferenças.   

Palavras-chaves: Ensino. Geografia. PIBID. Solidariedades.

Abstract: This paper aims to reflect on the school as a space of solidarity happening. For this, reflections were made about the Place category, from the theoretical framework of New Geography of Milton Santos. During the research, reflections were made about the social role of the public school, about the Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships (PIBID), and finally, the approach of the school as a place. Sixteen interviews were conducted with students who participated in PIBID activities at the Dr. Pedro Ludovico Teixeira State College, located in the city of Porto Nacional / TO. This work enabled the school to think in a geographic perspective, resulting in reflections on the changes of the world, society and consequently the school. It is believed possible to think of a school that reflects beyond its walls. This work defends a more humane, solidary and collective school that is capable of transforming the future of the nation, combating socio-spatial inequalities and respecting differences.

Keywords: Teaching. Geography. GDPID. Solidarities.

Biografia do Autor

  • Denis Ricardo Carloto, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

     

     

  • Helder Gomes Costa, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

     

     

     

Downloads

Publicado

2020-01-20

Edição

Seção

Artigos