Utilização de modelos didáticos no ensino de botânica e suas implicações no processo de ensino e aprendizagem
Resumo
Resumo
Os professores de biologia apresentam muitas dificuldades em ministrar o conteúdo de botânica no ensino médio, principalmente devido às escassas possibilidades de desenvolver atividades práticas que despertem o interesse dos alunos, à falta de materiais didáticos e à má estrutura dos laboratórios ou ausência deles nas escolas. Portanto, o presente trabalho tem como objetivo despertar o interesse dos alunos do ensino médio para o ensino de Botânica por meio da construção de modelos didáticos. Os modelos foram confeccionados pelospróprios alunos sob orientação da professora no Colégio Estadual Professora Olga Mansur, localizado no município de Goiânia – GO, utilizando materiais simples e de baixo custo, tais como: massa de biscuit, tinta de tecido, cartolina, isopor, EVA, massinha de modelar, entre outros. Pré e pós-testes foram aplicados visando analisar o conhecimento dos alunos antes e depois do uso dos modelos. Foi possível perceber que a área da botânica com maior índice de erros no pré-teste foi sistemática, porém com a construção dos modelos, verificou-se um maior número de acertos em todas as questões. Ao final deste trabalho, pode-se perceber maior interesse por parte dos alunos em relação à botânica, bem como melhores resultados no processo de aprendizagem deste conteúdo.
Palavras-chave: Ensino Médio. Educação Formal. Escola Pública.Plantas.
Abstract
Biology teachers have a great deal of difficulty in teaching botany content in high schools, mainly because of the scarce possibilities of developing practical activities that arouse students' interest; also due to the lack of teaching materials and poor laboratory structure, or lack of them in schools. Therefore, the present work aims to raise the interest of high school students to Botany content through the construction of didactic models. The models were made by the students themselves under the guidance of the teacher at the State School Professor Olga Mansur, located in the city of Goiânia, Goiás, Brazil, using simple and low cost materials such as biscuit dough, tissue ink, paperboard, styrofoam, EVA, modeling clay, among others. Pre- and post-tests were applied in order to analyze the students' knowledge before and after the use of the models. It was possible to notice that the area of botany with the highest error rate in the pre-test was systematic, but with the construction of the models, a greater number of answers were verified in all the questions. At the end of this work, it is possible to perceive more interest on the part of the students concerning botany, as well as better results in the learning process of the given content.
Keywords: High School. Formal Education. Public School. Plants.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).