Educação do Campo e Questões Agrárias: escola quanto território
Resumo
Resumo
A Educação do Campo no Brasil se consolida no final da década de 1990, contudo, sua trajetória de construção origina-se na luta pela Reforma Agrária no país. Diante disso, suas relações com as questões agrárias são intrínsecas, assim como o conceito de educação do campo se torna intrínseco ao conceito de território ao relacionar a educação aos movimentos de luta por terra e território dos povos do campo. Procuraremos aqui fazer uma análise das relações entre a Educação do Campo e as teorias das Questões Agrárias no Brasil, em especial nas áreas da Geografia e da Educação que pesquisam as lutas sociais do e no campo por terra, território e têm a educação como um dos pilares que sustentam a luta pela Reforma Agrária no Brasil. Nesse sentido, buscaremos em teóricos como Arroyo, Caldart, Molina, Fernandes, entre outros e outras, o aporte necessário para se fazer essa análise. Entender a Educação do Campo quanto concepção de educação utilizada de forma contra hegemônica e emancipadora da classe trabalhadora e dos povos oprimidos do campo se faz necessário para uma abordagem territorial da educação do campo.
Palavras chaves: Educação do Campo, Território, Reforma Agrária
Abstract
Field Education in Brazil consolidated in the late 1990s, however, its construction trajectory has its origins in the conflict for Agrarian Reform in the country. Thus, their relations with agrarian issues are intrinsic, just as the concept of field education becomes intrinsic to the concept of territory by relating education to the movements of land and territory conflicts of the countryside people. We will try to analyze the relationship between Field Education and theories of Agrarian Issues in Brazil, especially in the areas of Geography and Education that research the social conflicts of and in the field by land, territory and education as one of the pillars that sustain the conflict for Agrarian Reform in Brazil. In this sense, we will seek in the theorists like Arroyo, Caldart, Molina, Fernandes, among others and others, the necessary contribution to make this analysis. Understanding the Field Education as conception of education used in an hegemonic and emancipatory way of the working class and oppressed rural people is necessary for a territorial approach to Field Education.
Key words: Field Education, territory, Agrarian Reform.
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